Latin NCAP: Stellantis confunde os consumidores com o Jeep Renegade de uma estrela

Coisas de Agora

 

A primeira apresentação dos resultados de 2023 do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, aconteceu nesta quarta-feira (5) com o decepcionante resultado de uma estrela para o Jeep Renegade.

 

O Jeep Renegade, produzido no Brasil, recebeu uma estrela. O Renegade, que oferece dois airbags e ESC como equipamento padrão, obteve 48,71% para Proteção do Ocupante Adulto, 66,71% para Proteção do Ocupante Infantil, 45,32% para Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 55,81% para Sistemas de Assistência à Segurança. O veículo foi testado quanto a impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, assistência à velocidade e ESC. No impacto frontal, a cabeça da criança de 18 meses entrou em contato com o banco dianteiro, causando perda de pontos. O impacto lateral mostrou boa proteção para o corpo, mas proteção marginal para a cabeça, provavelmente explicada pela falta de proteção lateral padrão. O impacto lateral de poste não foi realizado, pois os airbags de cortina laterais e os airbags laterais de corpo são opcionais para esse modelo. As tecnologias AEB e ADAS são oferecidas como opcionais, mas não cumprem os requisitos mínimos do Latin NCAP para serem avaliadas e pontuadas.

 

A versão testada foi adquirida no Panamá e está disponível em muitos outros mercados. O fabricante do veículo recusou a avaliação voluntária para realizar mais testes de colisão no equipamento de segurança opcional para mostrar seu desempenho aos consumidores. Leia a Política de Testes Voluntarios do Latin NCAP. O Latin NCAP avalia a versão mais básica de equipamento de segurança passiva dos modelos e recomenda que os consumidores comprem as versões equipadas com tecnologia ADAS avaliadas e com bom desempenho dos modelos apresentados.

 

O Jeep Renegade foi avaliado pelo Latin NCAP em 2015 e obteve cinco estrelas de acordo com os protocolos de avaliação vigentes (2013-2015). Os fabricantes de veículos podem usar os resultados da classificação por estrelas do Latin NCAP até quatro anos após a data de publicação para fins de publicidade e marketing. O Jeep continuou a usar o resultado de 2015 após o período de quatro anos e também continua a usá-lo para o modelo de 2023, fazendo adaptações de design incorretas e não autorizadas, apesar de o modelo ter sido avaliado há quase oito anos e sob dois protocolos de avaliação anteriores. Agora é demonstrado que as adaptações dos resultados do Latin NCAP feitas pelo Jeep não só não foram aprovadas pelo Latin NCAP, mas também mostram um desempenho de uma estrela pelo Latin NCAP, em contraste com as cinco estrelas usadas pelo fabricante do veículo. Portanto, é questionável qual é a real intenção do fabricante com esse uso enganoso dos resultados que confunde o consumidor.

 

“A Stellantis decepciona novamente e fica atrás de seus concorrentes em termos de desempenho e equipamentos de segurança padrão. Também é decepcionante a comunicação enganosa que a Stellantis faz aos consumidores da América Latina e do Caribe. O Latin NCAP insta a Stellantis a mudar esse enfoque, a melhorar o equipamento básico de segurança dos veículos e a oferecê-los voluntariamente para que o Latin NCAP avalie e mostre aos consumidores seu desempenho. Os resultados recentes dos modelos da Stellantis, como o Fiat Strada, o Peugeot 208 e o Fiat Argo/Cronos, bem como o Renegade, mostram que a fraca estratégia do fabricante em relação a veículos mais seguros na região é inaceitável. Esse caso demonstra mais uma vez a necessidade de padronizar a rotulagem de segurança dos veículos, incluindo a classificação por estrelas do Latin NCAP”, disse Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP.

 

“É lamentável que a Stellantis esteja enganando os consumidores da região ao usar um resultado do Latin NCAP que simplesmente não pode ser aplicado ao Jeep Renegade recém-avaliado. A Stellantis deveria, pelo menos, retificar essa situação imediatamente e se oferecer para avaliar quaisquer melhorias de segurança no modelo. Considerando que o corpo humano é igualmente vulnerável a colisões em qualquer lugar do mundo, pedimos encarecidamente à marca que interrompa as práticas perniciosas de publicidade enganosa e padrões duplos de segurança veicular e que respeite os consumidores de toda a região, fornecendo o mesmo nível mínimo de proteção em todos os mercados em que comercializa o Jeep Renegade”, afirmou Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP.

 

No impacto frontal, o Renegade apresentou proteção adequada a boa para adultos. A estrutura e a área dos pés foram classificadas como estáveis.

 

O impacto lateral mostrou boa proteção para o corpo, mas proteção marginal para a cabeça, provavelmente explicada pela falta de proteção lateral padrão. O impacto lateral de poste não foi realizado porque o veículo não oferece proteção lateral padrão para a cabeça. A proteção contra chicotada cervical foi boa. O ocupante infantil apresentou proteção quase total para a criança de 3 anos e proteção limitada para a criança de un ano e meio, o que se explica pelo contato da cabeça com o banco dianteiro. A instalação do SRI apresentou pontuação máxima. A proteção de pedestres apresentou proteção ruim para a parte inferior da perna, proteção adequada a boa para a parte superior da perna e proteção fraca a ruim em algumas áreas do capô para a cabeça, enquanto o centro ganhou proteção boa a adequada. O ESC teve bom desempenho e atingiu uma velocidade máxima de 85 km/h e 70 km/h nos testes da ADAC e do consumidor, respectivamente. Os SBRs são padrão apenas para a primeira fila. As tecnologias AEB e ADAS são equipamentos opcionais, mas não cumprem os requisitos mínimos do Latin NCAP para serem avaliadas e pontuadas.

 

O Programa de Avaliação de Carros Novos para a América e o Caribe (Latin NCAP) foi lançado em 2010 para desenvolver um sistema regional independente de testes de colisão de veículos e de qualificação de segurança na região. O Latin NCAP replica programas de testes similares aos desenvolvidos nos últimos trinta anos na América do Norte, na Europa, na Ásia e na Austrália, demonstrando ser muito eficazes no progresso da segurança dos carros. Desde 2010, o Latin NCAP vem publicando os resultados de mais de 150 veículos, em treze fases de teste.

 

O Latin NCAP agradece o apoio recebido do Global New Car Assessment Programme (Global NCAP), do International Consumer Research and Testing (ICRT), da Fundação FIA, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Bloomberg Philanthropies Global Road Safety Initiative.

 

O Latin NCAP é membro associado do Global NCAP, apoia o Decênio de Ação das Nações Unidas para a Segurança Viária e à iniciativa Stop the Crash. (Coisas de Agora)