Transporte Moderno
Todos os anos, dezenas de milhares de contêineres de material de produção destinados às fábricas da Volvo Cars são transportados através dos oceanos em navios. A partir de agora, a maioria dessas viagens marítimas será realizada com combustível renovável em vez do combustível fóssil tradicional.
Como a primeira montadora global a anunciar tal mudança, alcançaremos uma redução imediata nas emissões de CO₂ fóssil do frete marítimo intercontinental em 55.000 toneladas ao longo de um ano. Graças ao combustível renovável, as emissões de CO₂ são reduzidas em pelo menos 84% em comparação com o combustível fóssil. A redução é equivalente às emissões de CO₂ de um caminhão cheio que circula a linha do equador cerca de 1,2 mil vezes.
O combustível utilizado é o éster metílico de ácido graxo (Fame), baseado em fontes renováveis e sustentáveis, principalmente óleo de cozinha usado. Nenhuma matéria-prima relacionada à produção de óleo de palma é usada.
Usaremos combustível renovável para o transporte marítimo de contêineres de entrada de material de produção destinado a fábricas baseadas na Europa e nas Américas, bem como toda a distribuição de peças de reposição realizada globalmente por transportes marítimos de contêineres.
“O combustível renovável não é o jogo final para remover o CO₂ das necessidades de frete marítimo do mundo”, diz Anders Kärrberg, nosso head de sustentabilidade. “No entanto, esta iniciativa mostra que podemos agir agora e implementar soluções que alcancem resultados significativos durante a espera por alternativas tecnológicas de longo prazo.”
“Não vemos essa iniciativa como uma vantagem competitiva”, acrescenta Anders. “Pelo contrário, queremos estimular outros fabricantes de automóveis a agirem também, aumentar a demanda por transportes oceânicos eficientes em carbono e estabelecer combustíveis renováveis como uma solução de médio prazo que funcione. Todos nós temos a responsabilidade de agir.”
Temos trabalhado nesta iniciativa em conjunto com nossos parceiros logísticos Maersk, Kuehne+Nagel e DB Schenker. Estes prestadores de serviços logísticos mudaram, desde 1 de junho de 2023, para combustível renovável a fim de obter energia equivalente necessária para todos os transportes de contêineres feitos para a Volvo Cars.
Quando o combustível renovável não está disponível em uma remessa específica, nossa alocação de combustível renovável é usada pelo parceiro de logística para a rota de outro cliente em outro lugar, de modo que o corte geral no uso de combustível fóssil seja mantido no nível do uso real em navios porta-contêineres. A metodologia, chamada de balanço de massa, é auditada por terceiros regularmente. O combustível renovável em si é certificado e não produzido em competição com culturas alimentares. É, por conseguinte, sustentável conforme a Diretiva da União Europeia relativa às Energias Renováveis.
“Estamos constantemente explorando oportunidades de sustentabilidade em todos os aspectos de nossa cadeia de suprimentos e em todo o nosso negócio geral”, diz Anders Kärrberg. “Nossa lista de iniciativas continua crescendo à medida que trabalhamos em direção à nossa ambição de nos tornarmos uma empresa neutra em termos climáticos até 2040.”
Nossa ambição é reduzir nossa pegada de carbono do ciclo de vida por carro em 40% entre 2018 e 2025, o que requer uma redução de 25% nas emissões operacionais, incluindo logística. Também pretendemos uma produção neutra para o clima até 2025. Ambos os marcos são passos importantes em direção às nossas ambições de neutralidade climática. (Transporte Moderno)