O Estado de S. Paulo/Mobilidade
Atolar o carro pode parecer uma situação difícil de ocorrer para quem mora em grandes cidades. Na prática, porém, é um desafio que muita gente pode enfrentar em viagens ou passeios de fim de semana.
A primeira e mais importante recomendação é evitar dirigir em trechos alagados ou com muita lama ou areia fofa. Mas, se não foi possível evitar o pior, confira seis dicas para tentar literalmente sair do atoleiro.
1 Não acelere
Verifique o tipo de terreno no qual o carro ficou preso e nunca continue acelerando, pois isso só vai fazer as rodas motrizes afundarem ainda mais.
Outra observação: caso o fundo do carro tenha tocado o piso, não insista. Procure ajuda, pois, nessa condição, é praticamente impossível fazer com que o veículo saia do atoleiro por conta própria.
2 Reduza o peso do veículo
Tire todos os ocupantes e, se for o caso, alivie o máximo de peso possível do porta-malas. Lembre-se de manter crianças e animais a uma distância segura.
3 Cave uma rampa
Se o terreno permitir, cave uma rampa junto às rodas motrizes deixando a terra (ou areia) o mais firme possível, compactando-a bem. Em seguida, tente desatolar sem acelerar bruscamente.
Se estiver saindo de ré, não esqueça de manobrar para evitar que as rodas traseiras caiam em outro atoleiro.
4 Balance o carro
Outra técnica consiste em balançar o carro para a frente e para trás, alternando entre a 1ª marcha e a ré (carros com câmbio manual) ou R e qualquer outra marcha nos modelos com câmbio automático.
Antes, esterce as rodas dianteiras para os dois lados para limpar a área à frente delas. Se não perceber progresso após algumas tentativas, é melhor desistir e procurar ajuda, pois a repetição dessa manobra pode provocar o superaquecimento do motor e causar danos à transmissão.
5 Crie uma rampa
Se não for possível compactar o terreno, uma alternativa é procurar tábuas, galhos ou pedras que possam ser usados para formar a rampa e aumentar o atrito dos pneus para garantir tração.
Caso não encontre outra opção, use os tapetes do veículo (mas não se esqueça de guardá-los depois).
6 Atenção aos cabos
Por fim, caso seja necessário rebocar o veículo, certifique-se de fixar cabos ou cambão nos locais adequados para a operação. Isso evita danos à carroceria ou a outros componentes. (O Estado de S. Paulo/Mobilidade)