Primeiras unidades do Tesla Semi enfrentam novo recall nos EUA

Blog do Caminhoneiro

 

O Tesla Semi é um caminhão citado quase que diariamente na mídia, por ser um dos modelos mais aguardados dos últimos anos, desde que foi anunciado, em 2017.

 

A produção em massa, de até 50 mil unidades por ano, deve começar só em 2025, após o anúncio de mais um atraso por parte da Tesla.

 

Mesmo assim, as primeiras unidades do modelo, produzidas em uma linha de montagem temporária e que foram entregues para a Pepsico no final do ano passado, estão sendo usadas normalmente no transporte de cargas.

 

Apesar disso, nessa semana foi anunciado o segundo recall para o caminhão. Dessa vez, um sistema de segurança, que avisa que a porta está aberta com o caminhão em movimento, pode apresentar problemas.

 

O primeiro recall se tratava de um defeito no sistema de freio de estacionamento, que poderia fazer o caminhão se movimentar após a parada.

 

Existe uma regra nos Estados Unidos que proíbe a utilização dos veículos com a porta aberta, mesmo que esteja parcialmente travada.

 

O problema no aviso de segurança da porta permite que o caminhoneiro dirija o veículo com a porta totalmente aberta, o que vai contra a norma federal.

 

A correção para o problema é uma atualização de software para o caminhão, que pode ser feita por wi-fi ou mesmo por rede móvel de dados.

 

O número de unidades afetadas com o problema é pequeno, mostrando que a produção da Tesla está bem abaixo do planejado. Inicialmente, a linha de montagem temporária tinha previsão de produzir cinco unidades do Semi por semana, o que parece não estar ocorrendo. (Blog do Caminhoneiro)