Renault Rafale é o novo SUV-cupê da marca com motor híbrido

Motor 1

 

Os SUV-cupês costumavam ser reservados para o segmento de luxo, com poucas opções entre as marcas generalistas. A Renault é uma delas, com o Arkana – que está em estudos para o Brasil. Para ampliar a linha, a fabricante francesa cria um novo modelo para o segmento médio, o Rafale. Com seu nome de avião e estreando a identidade visual da empresa, o veículo é apresentado oficialmente.

 

Este novo estilo da Renault aparece na grade dianteira inédita bem mais larga do que o que a empresa vinha usando até agora. Também recebe faróis de LED matrix como no Clio 2024, que mudou recentemente. Assim como o compacto, esta nova iluminação é oferecida na versão Esprit Alpine. Herdou o entre-eixos de 2,74 m do Espace, um SUV de 7 lugares, o que ajuda a deixá-lo bem espaçoso. Devido à sua linha de teto inclinada, ele não pode se igualar à praticidade do SUV convencional, mas ainda oferece generosos 530 litros de capacidade no porta-malas, com os bancos traseiros no lugar.

 

Como a proposta é diferente, não tem a terceira fileira de assentos como o Espace e tentou reduzir ao máximo a perda de espaço por conta do teto. O Rafale mede 4,71 metros de comprimento, 1,86 m de largura e conta com um gigantesco vidro panorâmico de 1.470 x 1.117 mm que pode ir de totalmente opaco a totalmente transparente. Tem duas configurações adicionais, já que a seção dianteira pode ser opaca enquanto a traseira é transparente, ou vice-versa.

 

Deve parecer mais imponente na vida real do que o Espace, considerando os eixos mais largos (+4 cm) e os robustos pneus de 245 mm. Outra novidade é representada pela evolução das rodas traseiras esterçantes, para melhorar a aderência e a velocidade nas curvas em superfícies irregulares. O Rafale recebe as exclusivas cores de pintura branco Satin Pearl e azul Alpine, sendo a última um tom de azul mais intenso do que no A110.

 

No interior, o painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas é acompanhado por uma tela sensível ao toque de 12 polegadas na vertical, da mesma forma que outros modelos mais recentes da Renault, incluindo o Megane E-Tech Electric, que estreou este estilo dentro da marca. Utilizando o sistema Android Automotive 12 da Google, a central multimídia suporta Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Os clientes poderão adquirir o SUV-cupê com um head-up display de 9,3 polegadas que projeta as informações relevantes no para-brisa.

 

Por enquanto, será vendido somente com uma motorização híbrida, combinando um motor 1.2 turbo de três cilindros, que gera 130 cv e 20,9 kgfm, com uma dupla de propulsores elétricos. O motor elétrico principal entrega mais 70 cv e 20,9 kgfm, enquanto o secundário funciona como um gerador com mais 34 cv e 5 kgfm. Segundo a Renault, a potência combinada é de 200 cv.

 

A Renault promete que, no futuro, o Rafale ainda receberá uma versão híbrida plug-in, que terá 300 cv e contará com um sistema de tração integral ao adicionar um motor elétrico no eixo traseiro. A fabricante diz que terá algumas modificações específicas para esta configuração, como um novo ajuste para o esterçamento das rodas traseiras.

 

Tem chances de vir ao Brasil? A Renault estudou trazer alguns SUVs ao país e acabou desistindo, como foi o caso do Koleos e, mais recentemente, disse que traria o Arkana para o nosso mercado. Porém, o SUV-cupê segue em estudos, por conta do custo para preparar o carro para usar mistura de gasolina e etanol. Seria uma opção interessante por atingir um segmento mais caro, como a Renault quer fazer com seus próximos lançamentos no Brasil. (Motor 1/Adrian Padeanu, traduzido por Nicolas Tavares)