Caminhão chinês obtém recorde em eficiência aerodinâmica

Blog do Caminhoneiro

 

O consumo de combustível é um dos temas centrais na hora de desenvolver um veículo, independente do tipo de combustível que usa. Isso também é muito buscado em modelos elétricos, e uma empresa chinesa conseguiu um feito inédito.

 

A Weidu Technology apresentou recentemente o caminhão pesado totalmente elétrico WH11.  Um relatório emitido pela China Automotive Technology Center (CATARC), após testes feitos em um túnel de vento, mostra que a cabine arredondada de linhas muito suaves, tem um coeficiente aerodinâmico de apenas 0,2755.

 

Na América do Norte, um dos caminhões mais aerodinâmicos atualmente é o Tesla Semi, com um coeficiente de 0,35. Para caminhões convencionais, com um design mais tradicional, esse número fica na casa dos 0,5 a 0,6.

 

O número é comparável ao de sedãs de luxo, algo inédito no mundo dos pesados.

 

Como o caminhão da Weidu é elétrico, esse índice muito baixo reduz significativamente o consumo de eletricidade das baterias, permitindo que a autonomia seja estendida.

 

Para se ter uma ideia, quando um caminhão está a 80 km/h em uma rodovia, cerca de 60% do combustível é gasto apenas para vencer a resistência do ar.

 

O caminhão Weidu WH11 deve ter uma autonomia na casa dos 600 km, com diversas tecnologias de ponta, como direção autônoma de nível 4, conexão 5G e várias melhorias em relação aos caminhões elétricos atuais. (Blog do Caminhoneiro)