Mercedes-Benz Trucks anuncia o lançamento do eActros LongHaul

Frota & Cia  

 

O caminhão extrapesado elétrico à bateria da Mercedes-Benz para longos percursos está a caminho. A Mercedes-Benz Trucks apresentará a versão de produção em série do eActros LongHaul no dia 10 de outubro de 2023. Em sua estreia mundial, ele chegará com novo design e com seu nome oficial “New eActros 600”.

 

A designação 600 é derivada da capacidade de suas baterias em kWh (quilowatts hora), como nos modelos eActros 300/400 para transporte pesado em serviços de distribuição urbana. A alta capacidade das baterias, juntamente com um novo e eficiente eixo motor elétrico desenvolvido internamente, permitem uma autonomia de cerca de 500 quilômetros sem recargas intermediárias. Devido ao seu baixo consumo de energia, o “New eActros 600” deverá ser o caminhão mais econômico para transporte em longas distâncias da Mercedes-Benz Trucks, comparado ao Actros a diesel.

 

Com esse lançamento, a Mercedes-Benz Trucks espera que seu caminhão elétrico acelere significativamente a passagem do transporte rodoviário de carga para a propulsão livre de emissões de CO2.

 

Produção em série do caminhão elétrico em Wörth

 

O eActros 600 será fabricado na linha de produção já existente na fábrica de Wörth, em paralelo e de maneira flexível juntamente com os caminhões a diesel. Os componentes do sistema de propulsão elétrica serão também instalados no local. O eixo elétrico, as baterias de alta voltagem e a caixa dianteira – um módulo complexo de tecnologia – serão montados em vários passos na produção.

 

Quando todos os componentes da rede de alta voltagem tiverem sido instalados, o sistema inteiro é colocado em operação e o caminhão estará pronto. Para se preparar da maneira ideal para a produção em série, a equipe que inicia o processo trabalha em conjunto com os desenvolvedores. Isso garante que a experiência adquirida com a montagem dos protótipos seja incorporada aos veículos de série.

 

Sobre o eActros 600

 

Uma nova linguagem de design para a cabina do motorista do eActros 600 rompe com a aparência já familiar da série de modelos do Actros. Além disso, há também um aproveitamento de elementos de design do protótipo de conceito apresentado no IAA Transportation 2022, continuando com linhas claras e design aerodinâmico. O interior da cabina também ganha um upgrade.

 

Na produção em série, três conjuntos de baterias darão ao eActros 600 uma capacidade total instalada de mais de 600 kWh. Dois motores elétricos como parte do novo eixo elétrico geram uma potência contínua de 400 kW, bem como uma potência máxima de mais de 600 kW.

 

Além do cavalo mecânico, a Mercedes-Benz Trucks também irá produzir versões rígidas do eActros 600 desde o lançamento no mercado. Com isso, oferecerá aos clientes muitas possibilidades de uso dentro do transporte totalmente elétrico. Os engenheiros de desenvolvimento projetaram o eActros 600 de maneira que o veículo e seus componentes atendam aos mesmos requisitos quanto à durabilidade oferecidos pelos caminhões Actros extrapesados de longas distâncias. Isso significa 1,2 milhão de quilômetros de estrada em um período de dez anos.

 

Baterias eActros 600

 

As baterias usadas no eActros 600 empregam tecnologia de célula de fosfato de lítio-ferro (LFP). Elas se caracterizam, acima de tudo, por uma longa vida útil e mais energia utilizável. Os desenvolvedores da Mercedes-Benz Trucks estimam que as baterias do eActros 600 de produção em série consigam obter uma recarga de 20% a 80% em menos de 30 minutos em um ponto de recarga com potência de cerca de um megawatt.

 

O ponto central do conceito da Mercedes-Benz Trucks para a eletrificação dos transportes de longa distância é oferecer aos clientes uma solução completa formada pela tecnologia de veículos, consultoria, infraestrutura de recarga e serviços. O eActros 600 foi projetado para ser a melhor escolha em termos de rentabilidade, sustentabilidade e confiabilidade. (Frota & Cia/Victor Fagarassi)