Motor 1
Depois da revelação em maio, o Toyota Yaris Cross já está sendo vendido na Indonésia. O modelo será comercializado primeiro nos mercados asiáticos, mas é uma das promessas da marca para o Brasil no ano que vem. Com as vendas iniciadas, o novo SUV mostrou seus preços e versões para aquele mercado.
O Toyota Yaris Cross indonésio está sendo comercializado em 5 configurações, sendo três puramente à combustão e duas híbridas. Os valores anunciados por lá partem de 351 milhões de rúpias, o que seria equivalente a cerca de R$ 114 mil na conversão direta da moeda. O valor é bem mais em conta que o Corolla Cross nacional, que parte de R$ 160.690, mostrando como deverá ser seu posicionamento por aqui. Na Indonésia, o Yaris hatch parte de 326.100.000 rúpias (R$ 106.278), por exemplo.
Aplicando a diferença proporcional do SUV compacto para o hatch (7,6%) na realidade brasileira, haveria espaço para o Yaris Cross nacional partir de cerca de R$ 104 mil, uma vez que o Toyota Yaris hatch nacional de valores partindo R$ 97.990. As versões híbridas do Yaris Cross indonésio partem de 440,6 milhões de rúpias, ou cerca de R$ 143,5 mil. A versão mais completa, híbrida e com pacote visual GR Sport, custa 449.950.000 rúpias, ou cerca de R$ 146,6 mil.
As versões somente à combustão são equipadas com um motor 1.5 a gasolina de 106 cv e 14 kgfm de torque, combinado a uma transmissão manual de 5 marchas (que não deverá estar disponível no Brasil) ou uma automática do tipo CVT. As versões mais caras saem de fábrica com um sistema híbrido convencional, combinando o motor 1.5 de 80 cv com um elétrico de 90 cv. Esta versão é importante para o plano de eletrificação da Toyota no Brasil.
A marca já se prepara para produzir o Yaris Cross no Brasil. A fabricante anunciou um investimento de R$ 1,63 bilhão em suas fábricas em Porto Feliz e Sorocaba, com a previsão de lançar o carro em 2024. Oficialmente, a empresa não confirma que será de fato o SUV, afirmando que será um “modelo compacto” com uma motorização híbrida-flex. Porém, fontes ligadas à marca confirmam que será o Yaris Cross.
Construído com a plataforma DNGA, uma versão simplificada da TNGA do Corolla e Corolla Cross, o Yaris Cross terá um porte um pouco grande para o segmento. São 4.310 mm de comprimento, 1.770 m de largura, 1.615 mm de altura e um entre-eixos de 2.620 mm. Isto o deixa no meio do caminho entre o Hyundai Creta (4.300 mm) e o Honda HR-V (4.330 mm). (Motor 1/Thiago Moreno)