Jornal do Carro
O pacote do chamado “carro popular” visa destravar as vendas de veículos de passeio novos com tabela de até R$ 120 mil. Porém, os descontos foram se multiplicando e são oferecidos não só por montadoras, mas também por concessionárias. Até o fechamento desta reportagem, o maior bônus apurado era de R$ 47,6 mil.
No caso das montadoras, uma das que mais surpreenderam foi a Renault. A marca aplicou desconto de R$ 10 mil ao preço do Kwid Zen, versão de entrada do carro mais barato do Brasil. Com isso, o hatch feito no Paraná, que tinha tabela de R$ 68.990, agora está à venda por R$ 58.990.
O Mobi, que disputa o posto com o Renault, também teve o preço reduzido pela Fiat em R$ 10 mil. Com isso, a tabela ficou igual à do concorrente. Já para o Pulse, SUV mais em conta do País, o corte na tabela foi de R$ 11 mil. Assim, a versão Drive 1.3 com câmbio manual, que partia de R$ 100.990, agora parte de R$ 89.990.
Aliás, na noite de segunda-feira da semana passada, dia em que o pacote foi divulgado, a Volkswagen anunciou descontos acima dos previstos pelo governo federal. Com o bônus de R$ 5 mil, o preço do Polo Track, o modelo de entrada da marca no País, foi reduzido de R$ 81.490 para R$ 74.490. Em nota, a VW informa que o cliente poderá optar entre o bônus ou “taxa zero”, no caso de planos de financiamento.
Na linha HB20, além dos descontos “do governo”, que vão de R$ 2 mil a R$ 6 mil, a Hyundai oferece bônus de R$ 3 mil a R$ 6,3 mil. Como resultado, o HB20 Sense, carro de entrada da marca, tem abatimento de R$ 12.300 e está sendo vendido por R$ 69.990. Ou seja, o preço é similar ao do Kwid antes do anúncio do programa.
Outro que está com preços atraentes é o Peugeot 208. A versão Like 1.0, que é a mais em conta da linha, tem desconto de R$ 7 mil. A tabela baixou de R$ 69.990 para R$ 62.990. Segundo a marca, os preços de seus carros estão de R$ 2 mil a R$ 8 mil mais cm conta.
Já o Caoa Chery Tiggo 5X Sport, lançado cinco dias antes do anúncio do pacote, nem bem chegou e já ficou R$ 2 mil mais barato. A nova opção de entrada da marca estreou com preço de R$ 119.990 (promocional, por tempo limitado). Porém, agora o SUV está sendo vendido por R$ 117.990.
Mas o maior abatimento é oferecido pelo Osten Group, de São Paulo. A empresa tem concessionárias de marcas como BMW, BYD, Jaguar, Jeep e Land Rover, na capital e em cidades do interior e litoral.
Para o Commander Limited com motor turbodiesel, o SUV de topo entre os carros da Jeep feitos no Brasil, o bônus é de R$ 47,6 mil. O modelo, que está longe de ser um carro popular, é vendido por R$ 246.990.
Porém, há opções mais em conta. O Renegade 1.3 Turbo, por exemplo, tem R$ 10 mil de bônus. Com isso, pode ser adquirido por R$ 115.990.
Regras
O pacote do carro popular prevê a concessão de créditos tributários às montadoras. Inicialmente, o governo federal informou que faria um corte de 1,5% a 10,96% sobre a tabela de veículos de passeio, por meio da redução de impostos como IPI e PIS/Cofins.
Contudo, o plano mudou e os cortes, que vão de R$ 2 mil a R$ 8 mil, serão aplicados na nota fiscal ao consumidor. Além disso, passou a incluir pesados, como caminhões e ônibus. O financiamento do pacote, no valor de R$ 1,5 bilhão, virá da sobretaxa de R$ 0,11 no preço do litro do óleo diesel. (Jornal do Carro/Tião Oliveira)