Motor Mais
Picape mais valente da marca chega em sua quinta geração completamente renovada, com muito mais conforto e tecnologia, mas com o mesmo DNA 4X4 de suas antecessoras
A L200 Triton Savana chega à sua quinta geração. Sua robustez e capacidade para transpor com tranquilidade qualquer tipo de terreno fazem da picape o veículo mais robusto que a Mitsubishi Motors já produziu no Brasil. Ela chega às concessionárias da marca em todo o Brasil com preço de R$309.990.
Por fora, a picape é equipada com snorkel em tom grafite que garante ao modelo uma capacidade de transposição em trechos alagados de até 700 milímetros, 16,7% mais em relação à L200 tradicional. Um bagageiro com acabamento X-Liner anti-riscos e identificação Savana possui capacidade de carga de até 50kg. Ele carrega uma prancha de desencalhe, perfeita para situações de off-road extremo.
A parte dianteira foi completamente redesenhada em relação à geração anterior. A começar pela grade frontal, que combina as cores preto brilhante e grafite. O para-choques de impulsão em forma de bumerangue que acompanham os faróis auxiliares levam o tom grafite, que contrasta com o preto brilhante presente no skid plate.
O capô tem vincos pronunciados e está mais elevado, o que transmite a sensação de uma picape maior e mais imponente, mas não prejudica a condução mesmo em condições urbanas, com trânsito mais pesado ou mesmo em trilhas estreitas.
O novo conjunto óptico conta com faróis em LED mais afilados e um visual muito mais moderno. Ele evoluiu e está mais eficiente para dar maior visibilidade e segurança ao motorista. A versão é equipada com faróis de neblina que ocupam um generoso nicho, para uma capacidade ainda maior de iluminação.
O acabamento na cor grafite ainda está presente no para-choque traseiro, nas novas molduras dos paralamas das quatro rodas. O novo rock slider tem acabamento em preto e traz revestimento anti-riscos X-Liner, com a série Savana identificada na peça.
A lateral traz maçanetas pintadas em uma das quatro opções de cores de carroceria oferecidas nesta quinta geração: Amarelo Rally, Verde Forest, Bege Jizan e Branco Fuji. A parte inferior traz um adesivo exclusivo 4×4 que reforça o apelo off road da picape.
As imponentes rodas em aço de aro 17” auxiliam na pegada off road proposta pelo modelo. Elas são envoltas por pneus GoodYear Duratrack 265/70R17, projetado para enfrentar situações severas fora de estrada. Isso porque eles são compostos por dentes de serra nos sulcos, que oferecem maior tração na lama, na neve e, ao mesmo tempo, uma condução suave e sem ruídos no asfalto.
Com capacidade para transportar um alto volume de carga, a caçamba da L200 Triton Savana 2024 recebeu acabamento anti-riscos X-Liner e, também, uma caixa multifunções integrada. Com parte removível, ela traz ampla comodidade para o transporte de cargas menores que não ficam se deslocando durante o trajeto.
O interior da L200 Triton Savana 2024 tem revestimento dos bancos em couro e acabamento do painel na cor preta. O sistema multimídia JBL recebeu tela de abertura exclusiva para versão, além de moldura em preto brilhante. O emblema Savana está presente do lado direito do painel, bem à frente do banco do passageiro.
O sistema de entretenimento traz tela sensível ao toque de 7 polegadas totalmente integrado aos melhores smartphones do mercado por meio das tecnologias Apple CarPlay e Android Auto.
O painel de instrumentos do motorista também conta com um visual mais moderno e traz agora display colorido que exibe inúmeras informações do computador de bordo.
O sistema de ar condicionado é ainda mais eficiente por conta das saídas de ar colocadas no teto, que permitem a refrigeração de toda a cabine de forma mais rápida, ao captar o ar refrigerado da primeira fileira e transferir para a fileira de trás. Os passageiros do banco traseiro podem ajustar a intensidade da ventilação em até quatro níveis, através de um comando localizado no teto.
A L200 Triton Savana 2024 traz como novidade um novo sistema de transmissão automática de seis velocidades com opções para trocas sequenciais por meio de paddle shifters no volante. Sua relação de marchas foi muito bem calibrada para utilizar todo torque máximo do motor em baixar rotações e todo o conforto com o mínimo de vibrações e ruídos na cabine em velocidade de cruzeiro.
O motor que equipa a série é o 2.4 Turbodiesel de quatro cilindros com estrutura leve em alumínio, o que ajuda a otimizar o consumo de combustível. Ele traz a tecnologia de válvulas variáveis MIVEC e turbina de geometria variável, que o torna capaz de desenvolver 190cv de potência e impressionante torque de 43,9 kgfm, força suficiente para uma performance invejável tanto dentro quanto fora de estrada.
Outra novidade é o Controle de Descida em Rampas (HDC). Por meio dele, o veículo é capaz de descer as mais íngremes ladeiras, mesmo com baixa aderência, sem que o motorista precise pisar no freio ou no acelerador, apenas controlando a velocidade entre 2 e 20 km/h pelos botões no volante.
Para situações em que uma ou mais rodas estão destracionadas, a picape conta com o Sistema Ativo de Controle de Tração (ATC), que monitora a rotação das rodas e atua desacelerando a roda que tem menos aderência, enviando a tração para a roda melhor apoiada ao solo. Adicionalmente controla o torque do motor para evitar escorregamentos.
O sistema de tração também conta com o Bloqueio do Diferencial Traseiro, que permite que as duas rodas do eixo de trás recebam tração de forma idêntica, o que é muito útil em uma situação de atolamento ou mesmo quando uma das rodas não está em contato com o solo em condições off-road.
A L200 Triton Savana 2024 estará disponível em toda a rede de concessionárias Mitsubishi nas cinco regiões do Brasil, a partir das próximas semanas. (Motor Mais)