Fiat Strada e Toro representam mais de 40% das picapes vendidas em maio

Motor 1

 

Em mais um mês positivo, o segmento de picapes emplacou 34.830 unidades em maio, quase 21% dos 166.361 veículos registrados no país no período – uma alta de quase 2 pontos percentuais nas últimas semanas. Na comparação com maio de 2022 (29.726), as vendas avançaram pouco mais de 17%, percentual similar de alta em relação a abril (26.687), que contou com menos dias úteis.

 

Na categoria de entrada, a líder Fiat Strada foi a preferida por 9.714 consumidores, resultado quase 16% pior do que há um ano, mas suficiente para mantê-la com mais de 70% de market share e como o veículo mais vendido do Brasil no geral. Vice, a Saveiro (3.873) registrou incremento de mais de 160%, reforçando mais uma vez que, há um ano, a picape da Volkswagen ainda enfrentava problemas de produção.

 

Entre os modelos intermediários, a Fiat Toro se aproximou das 5 mil unidades (4.986) e ampliou para quase 10 mil unidades a vantagem sobre a Chevrolet Montana (3.592) no acumulado de 2023. Destaque para a Renault Oroch (1.135), que praticamente triplicou as vendas no período. Agora com versão híbrida, a Ford Maverick (107) continuou bastante discreta.

 

Já entre as picapes maiores, a Toyota Hilux (3.986) voltou a abrir vantagem sobre a Chevrolet S10 (2.376) após perder fôlego em abril – as duas, vale destacar, tiveram resultados piores do que há um ano. A Ford Ranger (1.561), por sua vez, cresceu quase 30% e não sofreu qualquer ameaça na disputa pelo 3º lugar.

 

Atrás da Mitsubishi L200 (937), a VW Amarok (812) teve seu melhor desempenho no ano, mas apenas duas unidades à frente da Nissan Frontier (810), outra que ainda não tinha tido resultado similar no período. Em seu 1º mês cheio com importação oficial, a Ford F-150 (192) entrou no top 10 à frente das Ram 1500 (79) e 2500 (53), mas ainda atrás da Ram Classic (227) e distante da Ram 3500 (379). (Motor 1/Thiago Parísio)