Frota & Cia
Os chassis de ônibus urbano elétrico Mercedes-Benz eO500U já está credenciado junto ao BNDES para financiamento via Finame – Baixo Carbono, linha especial criada para incentivar as empresas de máquinas e equipamentos a adotar a solução de eletromobilidade em suas frotas, informou a montadora alemã nesta segunda-feira, 12. Para tanto, o veículo atende ao índice de conteúdo local exigido pelo BNDES.
Para chegar a esse conteúdo, o eO500U recebe diversos elementos produzidos pela empresa no País, como a estrutura do chassi, itens elétricos e as baterias, fornecidos pela BorgWarner e produzidos em sua fábrica de Piracicaba (SP). O credenciamento da Mercedes-Benz também leva em conta outros fatores, como os índices qualificados, investimento no País, treinamentos de capacitação e especialização, exportações, mão-de-obra e outros.
“Esta é a primeira vez que nossa empresa participa de um case carbono zero”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Continuaremos investindo gradativamente na nacionalização do produto, visando, dessa forma, aumentar o conteúdo local e desenvolver a indústria da mobilidade elétrica no País”.
“O credenciamento do eO500U é de extrema importância. O BNDES é um aliado forte das empresas de transporte para financiamento de ônibus e renovação de frota, o que é ainda mais relevante no caso dos elétricos”, completa Barbosa. “Esse apoio é necessário para que o Brasil avance no campo da eletromobilidade e da descarbonização, o que trouxe benefícios ao meio ambiente e à qualidade do ar nas cidades”.
As primeiras unidades do eO500U começam a ser produzidas em série neste mês de junho. Assim, o modelo passará a fazer parte da programação da moderna linha de Produção de Chassis de Ônibus da fábrica da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo (SP), que se destaca por conceitos e processos da Indústria 4.0.
eO500U é destaque no Summit Anfavea de Mobilidade Elétrica
“Veículos elétricos são sinônimos de transporte sustentável e já fazem parte do portfólio multisoluções da nossa marca para os clientes. O chassi de ônibus urbano eO500U é um ótimo exemplo disso. Além de ser totalmente desenvolvido e produzido no Brasil para o mercado nacional e América Latina, seus benefícios à sociedade são inquestionáveis: zero emissão de carbono, zero combustível do ar e sonora e menores custos durante todo o ciclo de vida do veículo. Em outras palavras, não há futuro da mobilidade sem os veículos elétricos rodando pelas ruas e avenidas”, afirma Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina.
O chassi de ônibus urbano elétrico eO500U estará exposto no estande da Mercedes-Benz durante o Summit Anfavea de Mobilidade Elétrica, que será realizado no dia 14 de junho, no Cento de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília, Distrito Federal. O evento será direcionado aos poderes executivo, legislativo e judiciário, além da academia, setor privado e imprensa. Mike Munhato , gerente de Mobilidade Elétrica na Mercedes-Benz do Brasil participará do evento representando a empresa.
O objetivo do Summit Anfavea é debater e sensibilizar o poder público quanto à importância de sua participação na rota de descarbonização e da melhoria da infraestrutura do País. Na programação de painéis de debates, destacam-se temas como: experiências internacionais de mobilidade elétrica veicular, produção local de veículos elétricos e baterias, cadeia de fornecimento de peças, componentes e tecnologia, infraestrutura de geração, transmissão e distribuição de energia e novas tecnologias e materiais usados ??na eletrificação.
Entrada da Mercedes-Benz na era da eletromobilidade no Brasil
O chassi de ônibus eO500U urbano elétrico a baterias registra a entrada da companhia na era da eletromobilidade em veículos comerciais no País. Ele foi desenvolvido pela Engenharia da Mercedes-Benz do Brasil para a realidade do País, como para a América Latina. O conceito eletroeletrônico do chassi de ônibus elétrico brasileiro, englobando itens como baterias, direção, motores elétricos e eixos, segue os parâmetros do ônibus integral eCitaro da Daimler Buses. Para maior qualidade e confiabilidade aos clientes, o veículo foi amplamente testado no Brasil e na Alemanha.
“Esse é um lançamento muito especial para todos nós, mais um grande marco histórico na notável trajetória de pioneirismo e inovação de quase 67 anos da empresa no País”, diz Puchert. “Juntamente com nossos parceiros, estamos construindo um grande legado para a eletromobilidade. É muito bom saber que nosso tempo brasileiro faz parte do plano da Daimler Buses de oferecer veículos neutros em CO2 movidos a baterias e hidrogênio em todos os segmentos até 2030. Ou seja, vamos contribuir para a redução das emissões e para a descarbonização no transporte. Isso demonstra que estamos estáveis ??às tendências globais e locais da sustentabilidade, seguindo os pilares ESG”.
De acordo com o executivo, a Mercedes-Benz dará suporte a todos que fazem parte do ecossistema da eletromobilidade, especialmente nesse momento inicial de transição do motor diesel para a tração elétrica. “Apoiaremos os clientes, os motoristas, profissionais de oficina, gerentes do transporte público, concessionários da marca, encarroçadores e demais parceiros. Nossas equipes também irão oferecer consultoria e treinamento técnico e operacional para as empresas de transporte de passageiros”, diz Achim Puchert.
Os concessionários Mercedes-Benz estão sendo treinados e têm estrutura preparada para o atendimento especializado a clientes de ônibus elétricos. A empresa está expandida com os encarroçadores, fornecedores de peças, componentes e também empresas de energia elétrica e de infraestrutura de recarga das baterias. (Frota & Cia/Rosa M. Symanski)