Novo Caoa Chery Tiggo 5X Sport chega com preço de carro popular

Jornal do Carro

 

A Caoa Chery acaba de lançar a linha 2024 do Tiggo 5X, que ganhou duas novidades posicionadas nas extremidades da tabela. Inédita, a versão Sport passa a ser a de entrada e tem preço sugerido de R$ 119.990. Porém, com as medidas anunciadas pelo governo federal para destravar as vendas de carros novos no Brasil, o SUV vai ser vendido por R$ 117.990.

 

A outra novidade, de topo da linha do modelo, é baseada na antiga Pro Hybrid e recebeu o sobrenome Max Drive. Nesse caso, há mais equipamentos e atualizações no trem de força. A tabela parte de R$ 164.990.

 

Há ainda a intermediária, batizada apenas de Pro e que já fazia parte da linha 2023. O preço inicial, que não teve alterações, é de R$ 149.990.

 

O Tiggo 5X Sport vai ser beneficiado pelo programa confirmado pelo governo federal nesta segunda-feira. Isso porque a medida vale para todos os carros novos com preço sugerido de até R$ 120 mil.

 

Inicialmente, o plano do governo previa isenção de impostos. Porém, foi reformulado e, no caso de veículos de passeio, terá bônus que vão de R$ 2 mil a R$ 8 mil aplicados à nota fiscal de venda ao consumidor.

 

Além disso, passou a incluir ônibus e caminhões.

 

As montadoras poderão fazer a compensação desses valores no recolhimento de taxas federais, por meio de créditos tributários. Seja como for, o programa terá prazo determinado de quatro meses.

 

Mais potente

 

Em todas as versões, o Tiggo 5X tem motor 1.5 flexível e câmbio automático do tipo CVT, que simula nove marchas. Na nova versão, Sport, e na intermediária, Pro, a potência é de 150 cv com etanol e de 147 cv com gasolina. O torque é de 21,4 mkgf, independentemente do combustível.

 

Na Pro Hybrid Max, o quatro-cilindros ficou 10 cv mais potente e agora gera até 160 cv, com etanol. Com gasolina, são 157 cv. O torque é sempre de 25,5 mkgf. O SUV também tem sistema híbrido leve.

 

No visual, não houve mudanças importantes. O SUV feito em Anápolis (GO) tem grade dianteira em formato de “diamante”. No entanto, para ter tabela abaixo de R$ 120 mil, o Tiggo 5X Sport não tem alguns equipamentos presentes nas demais configurações.

 

Entre eles estão o carregador de celular por indução e a câmera com visão de 360°. Bem como o teto solar e os faróis de LEDs. Além disso, as rodas de liga leve têm 17 polegadas. No caso das versões Pro, elas são de 18”.

 

Seja como for, o carro é muito bem equipado. Traz, por exemplo, duas telas. Uma é a do quadro de instrumentos e a outra, da central multimídia, é sensível ao toque e tem 10,25”. Retrovisores elétricos, chave presencial e botão de partida também estão no pacote.

 

A Pro Max Drive traz sistema de assistência ao motorista (ADAS). Isso inclui controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, alerta de tráfego cruzado atrás e freios automáticos.

 

Há, ainda, aviso de saída involuntária de faixa e de risco de colisão frontal. Bem como monitoramento de ponto cego e farol alto inteligente. (Jornal do Carro/Tião Oliveira e Jady Peroni)