Montadoras reduzem preços em até 15% até para modelos acima de R$ 120 mil

AutoIndústria

 

A Medida Provisória 1175 de incentivo ao mercado de veículos leves e pesados foi divulgada na madrugada desta terça-feira, 6, e já no início da manhã os sites das montadoras de carros de passeio e comerciais leves anunciavam preços reduzidos ou sugeriam que os interessados se cadastrassem para obter um veículo com os descontos que ainda seriam divulgados.

 

A Renault foi a mais rápida nesse sentido e revelou que o Kwid, seu carro mais barato e um dos mais em conta do mercado, teve preço reduzido em exatos R$ 10 mil, caindo para R$ 58.990,00. Na prática, uma redução de mais de 15%.

 

Muito além, portanto, dos quase 11% estimados como teto dos incentivos pelo governo para os veículos que acumulassem a maior pontuação definida pela MP e que leva em conta preço, eficiência energética e conteúdo nacional.

 

A Hyundai também foi ágil. Já pela manhã, versão do hatch HB 20 1.0 recuou de R$82.290 para R$ 74.290, ou seja, um abatimento de 10%.

 

Fiat, Peugeot e Citroën – três das cinco marcas da Stellantis, montadora líder do mercado interno, com cerca de 30% dos licenciamentos – optaram, logo cedo, por alertar os internautas  de que “em breve’ anunciaria os novos preços e sugerir aos interessados cadastramento no próprio site.

 

Até mesmo a Jeep, outra marca da Stellantis e que não tinha qualquer modelo dentro do limite de R$ 120 mil para se valer dos incentivos, tratou de baixar radicalmente os valores cobrados por  duas versões do Renegade, que, assim, passaram a contar com o crédito governamental.

 

A 1.3 Turbo, que custava R$ 125.990,00, sai agora por R$ 115.990. No caso da Sport, a redução foi ainda maior: de R$ 134.990,00 para também R$ 115.990. Uma queda de R$ 19 mil ou 14%! E ainda mais: com financiamento com taxa zero.

 

Preventivamente, algumas marcas tiraram “do ar”, por algumas horas, os configuradores de versões e de preços, como a Volkswagen, que ainda na noite da segunda-feira, minutos depois do anúncio da MP, afirmara, por meio de nota oficial, que ampliaria as vantagens para os consumidores por meio “de bônus de até R$ 5 mil reais ou taxa zero aos seus clientes”.

 

Mas já na parte da manhã desta última terça-feira, mesmo ainda não informando o preço final do Polo Track, seu modelo de entrada, dispunha de ficha cadastral para os consumidores interessados na “Oferta Novo Polo”, sugerindo até mesmo contato via whatsapp ou telefone. (AutoIndústria/George Guimarães)