Governo federal vai incentivar o processo de descarbonização do transporte público

Portal Technibus

 

Durante a visita a nova fábrica da Eletra, em São Bernardo do Campo, no dia 6 de junho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou que o governo vai ajudar as operadoras de transporte coletivo a adquirir os ônibus elétricos. “Vamos conversar com os prefeitos para convencê-los a adotar esta tecnologia sustentável. A sustentabilidade é uma marca de nosso governo. Não adianta falar em preservar a Amazônia e, por outro lado, não incentivar essa mudança tecnológica no transporte”, afirmou o presidente.

 

Lula observou que os ônibus elétricos são mais caros que os modelos a diesel, mas os custos de operação são mais baixos em cerca de 70%. “Vou fazer campanha para os prefeitos comprarem os ônibus elétricos, principalmente os da Eletra”, disse Lula, que enfatizou durante sua visita a importância da indústria nacional para o país e para a geração de empregos.

 

Para o presidente, é fundamental que o Estado trabalhe em prol do fortalecimento da indústria brasileira. “Cabe a ele (Estado), garantir a sobrevivência da indústria até que ela seja competitiva. O Brasil precisa ter competitividade em relação ao resto do mundo para crescer”, afirmou. “Os chineses são nossos principais parceiros comerciais e eu agradeço a parceria, mas vamos privilegiar a indústria nacional”, completou.

 

O presidente também destacou a importância do programa Caminho da Escola, criado em 2007 pelo seu governo, com o objetivo de melhorar o transporte escolar. “Precisamos renovar a frota de ônibus escolares, que está velha”, disse. Lula

 

Milena Braga Romano, presidente da Eletra, afirmou que a empresa é um bom exemplo da indústria em sintonia com esse novo momento do Brasil. “A Eletra é sustentável e focada em descarbonização, usando tecnologia nacional. O Brasil precisa retomar a liderança no mercado de ônibus que hoje está com a China, e nós nos preparamos para liderar globalmente o transporte sustentável. Nossos objetivos são os mesmos do seu governo, presidente”, ressaltou.

 

O ministro do trabalho, Luiz Marinho, reforçou o apoio à indústria nacional. “Podemos olhar para o mundo e dizer que não precisamos dos ônibus chineses. Temos que apostar na robustez dos modelos brasileiros, que inclusive são adequados à nossa infraestrutura”, comentou. O vice-presidente Geraldo Alckmin também esteve presente na visita e lembrou a importância da inovação e da pesquisa, além da sustentabilidade, nesse processo de “neo industrialização” do país.

 

Lula ainda falou sobre a alegria de estar em uma empresa dirigida por duas mulheres: Milena Romano Braga e Maria Beatriz Setti Braga, presidente do Grupo ABC. (Portal Technibus/Márcia Pinna Raspanti)