Portal Technibus
A secretaria municipal da Fazenda de São Paulo informou à Technibus que, a partir da aprovação do financiamento pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) do governo federal, são necessárias algumas medidas para que seja viabilizado o financiamento pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e BIRD (Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento) para eletrificação da frota do transporte público da cidade.
Os próximos passos consistem na negociação das cláusulas contratuais; verificação de limites de endividamento e aprovação pela secretaria do tesouro nacional; manifestação da procuradoria-geral da Fazenda Nacional (PGFN) por meio de parecer jurídico; aprovação da presidência da república e encaminhamento ao senado federal; aprovação da operação de crédito externa pelo senado federal; publicação de concessão de garantia da União Federal; assinatura dos contratos de empréstimo, garantia e contragarantia perante BID, BIRD e União Federal.
Essa operação deve viabilizar a aquisição de, pelo menos, mil ônibus elétricos para a frota municipal, de acordo com a prefeitura. “Novas operações com o mesmo intuito poderão vir a ser contratadas com a finalidade de atingir as metas de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) definidas na Lei de Mudanças Climáticas do Município de São Paulo. A Fazenda ressalta ainda que a autorização da União é obrigatória para a obtenção do financiamento pelo BID/BIRD.”
A prefeitura ainda destacou que, por meio da SPTrans, trabalha na renovação da frota de ônibus da cidade. O objetivo do poder público é substituir os veículos por modelos mais modernos e que não emitem poluentes. A meta da cidade é contar com, no mínimo, 2,6 mil veículos elétricos até o fim de 2024. Atualmente, são 220 ônibus elétricos, dos quais 19 são 100% movidos a bateria e 201 trólebus.
Ainda segundo a SPTrans, as empresas concessionárias já apresentaram pedidos para a produção de 2.292 ônibus elétricos que deverão ser entregues entre 2023 e 2024, sendo 1.624 unidades com entrega prevista para 2023 e 668 para 2024. Até o momento, a frota operacional da cidade é de 11.934 ônibus.
Os trólebus possuem vida útil diferenciada dos demais veículos do sistema (15 anos) e, até o momento, não há previsão de desativação deste sistema. (Portal Technibus/Márcia Pinna Raspanti)