AutoIndústria
O mercado de caminhões em maio se mostrou mais comprador em relação ao mês anterior. Conforme os dados da Fenabrave apresentados na sexta-feira, 2, o transportador absorveu perto de 8 mil unidades ante 7,3 mil emplacadas em abril.
O volume do mês passado, no entanto, foi 23,4% menor na comparação como maio de 2022, quando os licenciamentos somaram 10,3 mil caminhões.
A trajetória de queda também se verifica no acumulado. Nos cinco primeiros meses as entregas chegaram a 42,6 mil unidades frente a 46,4 mil de um ano atrás, uma baixa de 8,2%.
De acordo com observação do presidente da federação dos concessionários, Andreta Jr., assim como todo os segmentos de veículo, o transportador de carga também encontra seletividade de acesso ao crédito, bem como resistência aos custos de investimento mais alto.
“O comprador de caminhão segue em compasso de espera, afinal, ainda ocorre uma adequação de preços dos produtos, devido à introdução da tecnologia Euro 6.”
Mercado de ônibus segue movimento de retomada
O segmento de ônibus segue tendência de recuperação depois do impacto provocado pela pandemia. Em maio, os emplacamentos somaram 2,2 mil unidades, volume 34% maior em relação a abril, e 24,3% acima do computado no mês do ano passado, de 1,8 mil ônibus.
Com o desempenho parcial de maio, as vendas do ano acumularam quase 11,2 mil unidades, um crescimento de 51,3% sobre os 7,4 mil ônibus licenciados nos cinco primeiros meses de 2022. (AutoIndústria/Décio Costa)
AutoIndústria
O mercado de caminhões em maio se mostrou mais comprador em relação ao mês anterior. Conforme os dados da Fenabrave apresentados na sexta-feira, 2, o transportador absorveu perto de 8 mil unidades ante 7,3 mil emplacadas em abril.
O volume do mês passado, no entanto, foi 23,4% menor na comparação como maio de 2022, quando os licenciamentos somaram 10,3 mil caminhões.
A trajetória de queda também se verifica no acumulado. Nos cinco primeiros meses as entregas chegaram a 42,6 mil unidades frente a 46,4 mil de um ano atrás, uma baixa de 8,2%.
De acordo com observação do presidente da federação dos concessionários, Andreta Jr., assim como todo os segmentos de veículo, o transportador de carga também encontra seletividade de acesso ao crédito, bem como resistência aos custos de investimento mais alto.
“O comprador de caminhão segue em compasso de espera, afinal, ainda ocorre uma adequação de preços dos produtos, devido à introdução da tecnologia Euro 6.”
Mercado de ônibus segue movimento de retomada
O segmento de ônibus segue tendência de recuperação depois do impacto provocado pela pandemia. Em maio, os emplacamentos somaram 2,2 mil unidades, volume 34% maior em relação a abril, e 24,3% acima do computado no mês do ano passado, de 1,8 mil ônibus.
Com o desempenho parcial de maio, as vendas do ano acumularam quase 11,2 mil unidades, um crescimento de 51,3% sobre os 7,4 mil ônibus licenciados nos cinco primeiros meses de 2022. (AutoIndústria/Décio Costa)