AutoIndústria
Balanço preliminar de maio indica que o Volkswagen Polo ultrapassou o Chevrolet Onix e fechou o mês na vice-liderança do ranking de modelos leves, atrás apenas da Fiat Strada. Em abril o hatch da marca alemã estava no quarto lugar, atrás também do Hyundai HB-20.
Se considerado isoladamente o ranking de automóveis, o Polo foi o mais emplacado no mês, posição nunca antes conquistada pelo modelo que vem crescendo em vendas a partir de fevereiro, quando a Volkswagen lançou a versão Track com a incumbência de substituir o Gol, um dos maiores ícones da marca no Brasil.
O sucesso da versão Track, produzida em Taubaté, SP, e atualmente o modelo de entrada da marca, certamente foi o principal ponto considerado na decisão da Volkswagen de adiar o regime de lay-off na fábrica do interior paulista, que afetaria 800 trabalhadores e suspenderia o segundo turno por lá a partir desta última quinta-feira, 1.
Há quase um mês, o Sindmetau, Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região, havia informado que o lay-off estaria sendo adiado para vigorar a partir de 1º de julho. Consultada nesta quinta-feira, a Volkswagen disse que oficialmente nunca falou em adiamento, ou seja, o lay-off, a princípio, está definitivamente suspenso.
A decisão, como aventou o Sindmetau ao anunciar o adiamento, está claramente atrelada às discussões do governo com o setor automotivo em torno de um programa voltado a criar categoria de veículos mais baratos, que teve um pré-anúncio em 25 de maio e ainda depende de MP (medida provisória) que reduzirá impostos federais para modelos até R$ 120 mil.
Em nota oficial, a Volkswagen explica que “o motivo da suspensão do lay-off tem por base as novas perspectivas para a demanda de vendas no setor automobilístico”.
No acumulado dos primeiros cinco meses, o Polo é o quarto colocado, atrás de Strada, Onix e Onix Plus e na frente, consequentemente do HB-20. No ranking específico de maio, completam a lista do Top 10 relativo aos modelos o hatch da Chevrolet, VW T-Cross, Onix Plus, Jeep Compass, Chevrolet Tracker, Hyundai Creta e Fiat Toro.
A picape média da marca italiana ainda não tinha entrado no ranking dos dez modelos mais vendidos, o que pode ser explicado pelos descontos dados pelas montadoras no final de maio para que as locadoras comprassem produtos com preço acima dos R$ 120 mil, valor estabelecido pelo governo como limite para os benefícios fiscais.
No ranking por marca, a Fiat segue na liderança, com participação de 20,7% em maio, com a Volkswagen no segundo lugar (16%), seguida bem de perto pela GM (15,8%). Na sequência vêm Toyota, Jeep, Hyundai e Renault. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)