Jornal do Carro
A Ford acaba de lançar no Brasil a Maverick Hybrid. A primeira picape com sistema híbrido vendida no País tem preço sugerido de R$ 244.890, o mesmo da versão Lariat FX4, com tração nas quatro rodas. Porém, em vez do motor 2.0 turbo EcoBoost de 253 cv da “irmã”, a novata traz o 2.5, também a gasolina que, em conjunto com o elétrico, gera 194 cv e 23,9 mkgf. Além disso, a tração é apenas no eixo dianteiro.
Um dos destaques é a autonomia de 800 km, de acordo com a Ford. Assim, o modelo roda, em média, 15,7 km na cidade e 13,6 km na estrada com um litro de gasolina. A vantagem no uso urbano é garantida pelo sistema de recuperação de energia em desacelerações.
O tanque tem 57 litros de capacidade. Já as baterias de íons de lítio têm potência de 27 kW.
Seja como for, a Maverick Hybrid vai de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos. A FX4 cumpre a mesma tarefa em menos de 8 s. Graças também ao torque disponível a partir das 4 mil rpm, as acelerações e retomadas de velocidade são vigorosas.
Contribui com isso o câmbio e-CVT, acionado por botão giratório no console. Segundo a Ford, a transmissão faz a troca de tração entre elétrica e a combustão automaticamente.
Há cinco modos de condução. Ou seja: Normal, Reboque, Escorregadio, Econômico e Esportivo. Eles alteram as respostas da picape.
Agrada o isolamento acústico e o silêncio a bordo, sobretudo na cidade, onde o motor elétrico é priorizado. As suspensões são independentes, do tipo McPherson, na frente, e com eixo de torção atrás.
Com amortecedores hidráulicos, elas filtram bem os impactos com buracos e as imperfeições das vias. Na cabine a ergonomia é ótima e a direção tem respostas diretas.
Esqueça os sistemas semiautônomos de condução, como controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e assistente de permanência na faixa. Também não há sensor de ponto cego.
Porém, há tela de 6,5 polegadas no centro do quadro de instrumentos. Assim como a de 8” do sistema multimídia.
A Maverick tem 5,07 metros de comprimento, 3,08 m de entre-eixos e 1,84 m de largura. A caçamba tem 938 litros. Ou seja, a picape da Ford é um pouco maior que a Fiat Toro. (Jornal do Carro/Vagner Aquino)