AutoIndústria
A assessoria de comunicação da Presidência da República confirmou a participação de Luiz Inácio Lula da Silva na inauguração da nova fábrica de ônibus elétricos da Eletra em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Será na próxima sexta-feira, 2, às 11h30, na altura do km 16 da Via Anchieta, mais exatamente na rua García Lorca, 176, no bairro Pauliceia, o mesmo que abriga a planta da Mercedes-Benz no município.
Em área total de 27 mil m², o novo espaço tem capacidade inicial de 1,8 mil ônibus por ano (150/mês), volume que pode ser ampliado em 50%, para 2,7 mil unidades/ano, caso haja demanda nesse sentido. A linha da Eletra contempla cinco novos modelos do e-Bus e mais o e-Trol (veja relação completa abaixo), desenhados para atender às características topográficas e urbanas de qualquer cidade brasileira.
Todos eles inteiramente fabricados no Brasil, inclusive as baterias, com tecnologia 100% nacional, a partir de parceiras com empresas locais. Apesar da inauguração programada para esta semana, a fábrica do bairro Paulicéia iniciou produção pré-série no ano passado, com os primeiros modelos ja estando em circulação em algumas capitais, como São Paulo, Salvador, Vitória e Curitiba.
Milena Romano, presidente da Eletra, diz que a empresa está preparada para atender a demanda por eletrificação de frotas de transporte público em qualquer cidade do Brasil ou do exterior: “Nossa meta é nos posicionar no mercado como a maior e mais versátil montadora de ônibus elétricos da América Latina”.
Um pouco da história
Nascida em São Bernardo em 1999, a Eletra é uma empresa 100% brasileira, pioneira em tecnologia de tração elétrica para transporte público e de carga. Suas operações começaram em uma das garagens da Auto Viação ABC, empresa do mesmo grupo, na Rua Dr. José Fornari, 164, ao lado da Via Anchieta, sendo transferida depois para a Rua Monteiro Lobato, 200, Bairro Montanhão, no mesmo município.
Seu primeiro ônibus elétrico híbrido, com tecnologia totalmente nacional – um modelo articulado de 18m – saiu das linhas de montagem no final dos anos 1990.
A Eletra aproveitou o Dia da Mobilidade Elétrica (DME), realizado em São Paulo no último sábado, 27, para expor dois novos ônibus elétricos de 12m100 e 15m, totalmente fabricados no Brasil com tecnologia de tração elétrica e eletrificação e-Bus Eletra, carroceria Caio eMillennium, motor elétrico, inversor e baterias WEG – todas elas empresas brasileiras – e chassi Mercedes-Benz.
Eles ficaram à disposição do público para o transporte da Avenida Paulista até o Estádio do Pacaembu, onde ocorreu o evento. Os modelos farão parte da frota elétrica da cidade de São Paulo, parte do plano anunciado pelo prefeito Ricardo Nunes de chegar a 2,6 mil veículos do gênero até o fim de 2024.
Confira os novos modelos da Eletra:
- e-Bus 10m – Midi (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio e motores elétricos e baterias WEG).
- e-Bus 12,1m – Básico (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio, motores elétricos e baterias WEG);
- e-Bus 12,8m – Padron (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio e motores elétricos e baterias WEG);
- e-Bus 15m (chassi Scania, carroceria Caio e motores elétricos e baterias WEG);
- e-Bus 21,5m – Articulado (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio e motores elétricos e baterias WEG);
- e-Trol – ônibus elétrico para operações em vias segregadas e BRT (Bus Rapid Transit), com catenárias para recarga das baterias durante o trajeto e ampla autonomia sem contato com a rede aérea. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)