Truck & Bus Builder América do Sul
A Nova Bus, fabricante de ônibus e empresa do Grupo Volvo, ganhou um contrato para fornecer até 1.229 ônibus elétricos na província de Quebec, no Canadá. Os ônibus elétricos LFSe+ 12m serão entregues em três anos a partir de 2025 e contarão com o sistema modular de propulsão elétrica GEN 3 da BAE Systems.
O contrato inclui um pedido inicial de 339 LFSe+ e opções para mais 890 unidades – para entrega em cidades da província de Quebec. O fornecimento foi vencido pela operadora Société de Transport de Montréal (STM) atuando em colaboração com a Association du transport urbain du Quebec (ATUQ*).
De acordo com a Nova Bus, o contrato é o pedido único mais significativo de ônibus elétricos na história da América do Norte’. O pedido inicial de 339 unidades envolve o valor de 583 milhões de dólares canadenses e a opção de mais 890 ônibus representa outros 1,531 bilhão de dólares canadenses. No total, o fornecimento das 1.229 unidades alcançará o valor de 2,114 bilhões de dólares canadenses.
O ônibus Nova Bus LFSe+ é um modelo elétrico urbano de 12,2 metros de comprimento, com bateria de longo alcance. O veículo representa uma solução de mobilidade inteligente que combina a plataforma Nova Bus LFS, uma estrutura durável e comprovada que facilita o acesso para pessoas com mobilidade reduzida, com as mais recentes inovações em eletromobilidade e segurança.
Os ônibus LFSe+ serão entregues em um período de três anos a partir de 2025. As estruturas (frames) dos veículos serão construídas na unidade de Saint-François-du-Lac e os ônibus serão montados nas instalações de Saint-Eustache, na província de Quebec.
Todos os modelos LFSe+ Nova Bus serão equipados com os mais recentes sistemas elétricos de acionamento e controle da BAE Systems, o GEN3. A diferença entre o LFSe+ e o LFSe é o alcance, sendo que o primeiro pode oferecer maior capacidade de bateria e, portanto, alcance.
Uma característica fundamental do mais recente sistema de acionamento elétrico GEN3 é a modularidade do sistema de controle do inversor – referido pela BAE Systems como seu Sistema Modular de Controle de Potência (MPCS), cuja principal função é controlar o motor primário de tração – e a capacidade para adicionar módulos para capacidade adicional de armazenamento de bateria. O MPCS da BAE Systems permite que a Nova Bus expanda e/ou reduza a capacidade da bateria de cada ônibus com relativa facilidade, pois possui combinadores de bateria adicionais que permitem a adição de baterias caso seja necessário.
Os ônibus Nova Bus que estão sendo entregues hoje já são equipados com o sistema GEN3 MPCS com uma solução de pacote de quatro ou seis baterias de (98kWh, totalizando 392kWh ou 588kWh de potência, dependendo da aplicação. No entanto, esta configuração MPCS padrão já permite que o Nova Bus adicione oito pacotes de bateria para até 784kWh, antes que um módulo combinador de bateria adicional seja necessário.
O GEN3 da BAE Systems compreende quatro produtos principais:
- O MPCS modular,
- O MAPS (Modular Accessory Power System), que fornece energia auxiliar AC e DC (28V) para acessórios do veículo, como controle AC trifásico de sistemas como ar-condicionado, direção hidráulica, compressores de ar e outros sistemas.
- O motor elétrico de imã permanente GPM-12,
- A SCU (Unidade de Controle do Sistema), que fornece uma interface do operador, monitoramento e controle do sistema e garante o fluxo de energia ideal de e para os componentes do sistema.
A Nova Bus destacou que este pedido reflete o compromisso político do governo de Quebec de eletrificar o transporte público com o objetivo de ter 55% da frota em utilização composta por elétricos até 2030 e que todos os novos ônibus adquiridos a partir de 2025 serão 100% elétricos. (Truck & Bus Builder América do Sul)