Blog do Caminhoneiro
Em 2019, a Iveco anunciou uma joint venture com a startup norte-americana Nikola, que trabalhava no desenvolvimento de caminhões elétricos a bateria e equipados com células de combustível de hidrogênio.
De lá para cá, as empresas conseguiram atingir todas as metas propostas para o desenvolvimento das tecnologias, mesmo com os impactos negativos da pandemia do Covid-19.
Nesta semana, o Grupo Iveco anunciou mudanças na parceria, para garantir que as empresas possam se concentrar nos seus respectivos mercados.
A Iveco manterá o foco na Europa, desenvolvendo e comercializando caminhões elétricos próprios, com a marca Iveco, incluindo planos de financiamento e outros.
Para a Nikola, caberá o atendimento à América do Norte, usando a licença de tecnologia do modelo S-Way, e também será responsável pelo fornecimento de componentes e tecnologia para a Iveco na Europa.
A Nikola vai fazer a venda do Nikola Tre, baseado no S-Way, no mercado norte-americano, usando todo o conhecimento obtido ao longo da parceria.
O custo total dessa operação para o Grupo Iveco será relativamente baixo, cerca de US$ 55 milhões, valor que deve ser recuperado ainda neste ano.
Apesar das mudanças, Iveco e Nikola continuarão trabalhando juntas ao longo dos próximos anos, visando serem líderes na transição energética para o futuro da mobilidade. (Blog do Caminhoneiro)