AutoIndústria
A principal novidade apresentada pela Mercedes-Benz na Agrishow é o Arocs 4851 10×4, que pode transportar até 30 toneladas e tem nível 2 de automação. O protótipo está em exposição no estande da Grunner, que já trabalha com a montadora há cinco anos e é parceira também nesse mais novo projeto.
“O campo sempre nos pede novas soluções para melhorar sua eficiência e produtividade e viemos novamente à Agrishow para apresentar mais uma inovação em máquinas inteligentes juntamente com a Grunner”, destacou Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Denis Arroyo, CEO da Grunner, informa que apesar de ainda ser um protótipo, já tem fila de espera no setor canavieiro para comprar o Arocs 10×4. O preço do produto é estimado entre R$ 3 milhões e R$ 3,5 milhões.
Além dessa novidade, as duas companhias também mostram na maior feira de tecnologia para a agronegócio para a América Latina, que acontece em Ribeirão Preto, SP, até sexta-feira, 5, modelos já consolidados na plataforma do Axor 3131, como o ATR (para operação no transbordo da colheita da cana), ASP (aplicação de adubos líquidos e vinhaça) e ADS (distribuição de sólidos).
O modelo opera 24 horas por dia juntamente com as colhedoras. “Em 2023 vamos chegar a mais de 1 mil unidades do 3131 com direção autônoma em operação, principalmente no transbordo da colheita da cana”, informou Leoncini. Ele destacou a importância do agronegócio para o Brasil, citando a cifra recorde estimada em 312 milhões de grãos.
Marcos Andrade, gerente senior de marketing da Mercedes-Benz, mostrou toda a linha de modelos ideais para o agronegócio em evento promovido pela montadora na segunda-feira, 1, dia da abertura da feira. Dentre os Acello A1017 com pacote robustez, o Actros 2653 6×4 com duas opções de cabine conforme a necessidade da aplicação e o Arocs 6×4.
Dois anos de desenvolvimento
O desenvolvimento do Arocs 4851 10×4 envolveu dois anos de incursões realizadas pela Grunner na região produtora de grãos do sudoeste goiano e no Mato Grosso, contando com a participação de produtores que apontaram suas principais necessidades no dia a dia do campo.
“Nos propomos a entender o mercado, apresentando o projeto para nossos clientes, que nos auxiliaram a desenhar essa aplicação em cima do ADS, que é uma Smart Machine já existente, mas que migra agora para um mercado novo”, explicou Arroyo, lembrando que o produto pode ser usado em outras culturas além da cana de açúcar, como a de soja. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)