Rio-Santos inaugura hoje 1º pedágio eletrônico do País

O Estado de S. Paulo

 

O primeiro pedágio integralmente eletrônico (“free flow”) do País começa a ser operado hoje na Rio-Santos (BR-101). As praças de cobrança sem cabines, distribuídas em três pontos da rodovia, servirão de referência para implementar o modelo na Via Dutra nos próximos anos. O pagamento será realizado por tags instaladas nos para-brisas ou via leitura da placa. No segundo caso, deve ser efetuado em até 15 dias para evitar multas ou perdas de pontos na carteira de motorista.

 

Não há uma projeção de quanto a CCR deve economizar com a operação nos três pórticos instalados em Paraty (km 538), Mangaratiba (km 447) e Itaguaí (km 414). “É uma operação mais barata, mas não estamos fazendo isso em busca de benefício econômico”, afirma Eduardo Camargo, presidente da CCR Rodovias. Até o momento, não havia pedágio na Rio-Santos. Com isso, não foram realizadas demissões para a implantação do “free flow”.

 

A tarifa a ser praticada para os carros de passeio será de R$ 4,10 nos três pórticos. Para veículos comerciais, será multiplicada pelo número de eixos. Nos finais de semana e feriados nacionais, conforme prevê o contrato de concessão, a tarifa terá valores diferenciados para as duas categorias, das 18h de sexta-feira às 6h de segunda-feira. (O Estado de S. Paulo/Elisa Calmon)