Diário do Transporte
Na tarde desta terça-feira, 28 de março de 2023, a Mercedes Benz do Brasil promoveu um encontro para falar sobre a presença das mulheres nas diversas áreas do segmento de ônibus. Participaram colaboradoras, jornalistas e a CEO da Viação Águia Branca, Paula Corrêa.
Com mediação do diretor de Vendas e Marketing Ônibus da empresa, Walter Barbosa, o evento trouxe um pouco das experiências femininas nos diferentes postos ocupados por elas.
De acordo com Barbosa, o movimento chamado A Voz Delas foi criado há dois anos, com o objetivo de incluir e cuidar das mulheres, especialmente no setor de transporte.
A empresa lançou a campanha O Grito Delas, para mostrar as dificuldades das mulheres ao assumirem a posição de caminhoneira, por exemplo. No dia 17 de abril, mais uma campanha será lançada, agora voltada para ônibus. O diretor de Vendas e Marketing Ônibus explicou que a primeira fase da campanha é o cuidado com as mulheres, promovendo ações que contribuam para evitar o assédio.
Foram discutidas, também, as oportunidades das mulheres assumirem a posição de motoristas de ônibus, seja de veículos urbanos ou rodoviários.
A gerente de desenvolvimento da Mercedes-Benz Brasil, Juliana Aére, cita que muitas vezes as mulheres não recebem o mesmo incentivo que os homens para tirar a habilitação da categoria.
Paula Corrêa compartilhou experiência positiva de motoristas mulheres na direção dos ônibus, ressaltando a maneira como elas lidam com a pressão.
A Mercedes-Benz Brasil já tem um modelo de caminhão desenvolvido para mulheres, o Actros 2651, que entre os diferenciais, conta com vaso sanitário e secador de cabelo. Em relação a um modelo de ônibus mais adaptado para motoristas mulheres, ainda não há uma previsão de lançamento. (Diário do Transporte/Luana Coutinho)