Daimler Truck colabora com a Siemens para construir uma plataforma de engenharia digital integrada

Blog do Caminhoneiro

 

A Siemens Digital Industries Software e a Daimler Truck AG anunciaram hoje uma nova colaboração para implementar uma plataforma de engenharia digital de última geração construída usando o portfólio de software e serviços da Siemens Xcelerator. A nova plataforma permitirá que a Daimler Truck explore o futuro de inovação em veículos comerciais, bem como o desenvolvimento eficiente de produtos e o gerenciamento do ciclo de vida de caminhões e ônibus, sendo implementada globalmente em todos os centros de engenharia, marcas e segmentos de negócios da Daimler Trucks.

 

“Nossa decisão de expandir nosso relacionamento com a Siemens é motivada pela ambição de criar um ambiente de TI e engenharia globalmente integrado para a Daimler Truck. Isto nos ajudará a aproveitar as tecnologias mais avançadas para construir o futuro do transporte e tornar os negócios de nossos clientes mais bem-sucedidos”, disse Dr. Andreas Gorbach, Membro do Conselho de Administração da Daimler Truck Holding AG, responsável pela Tecnologia de Caminhões. “Um panorama de TI unificado trará um enorme progresso para nossas atividades de engenharia na Daimler Truck”. Com um processo de engenharia de ponta a ponta transparente e eficiente possibilitado pela nova plataforma de desenvolvimento, estamos nos tornando mais ágeis e podemos melhorar nosso tempo de chegada ao mercado”.

 

A nova plataforma digital ampliará a adoção do portfólio do Siemens Xcelerator pela Daimler Truck mediante a implementação do software Teamcenter® para Gerenciamento do Ciclo de Vida do Produto (PLM), ampliado com o gerenciamento da Lista de Materiais (BOM) como sua futura solução padrão PLM. Este ambiente reúne e integra os fluxos de trabalho das equipes da Daimler Truck, os sistemas e seus dados de projeto mecânico, projeto elétrico e simulação correlacionados. Com isso, a Daimler Truck expande o seu uso de soluções de todo o portfólio Siemens Xcelerator, incluindo o software NX™ voltado para a engenharia de produtos.

 

Desde sua criação como entidade independente, a Daimler Truck começou uma iniciativa de digitalização para migrar para longe dos sistemas legados da Daimler AG com a intenção estratégica de liderar o transporte sustentável com inovações inteligentes de TI. Para desenvolver caminhões e ônibus do futuro, a Daimler Truck está buscando uma estratégia tecnológica na qual, em um futuro de carbono neutro, os veículos serão movidos tanto por baterias elétricas quanto por acionamento a hidrogênio. É provável que estes veículos também se tornem mais inteligentes através de uma maior digitalização, permitindo ofertas de serviços de nível superior, como caminhões autônomos.

 

“Os caminhões são a espinha dorsal das cadeias de fornecimento globais e a Siemens ajudará a Daimler Truck a traçar o futuro do transporte neutro em carbono”, afirma Cedrik Neike, membro do Conselho Administrativo da Siemens AG e CEO da Digital Industries. “A Daimler Truck construirá seu futuro com neutralidade de carbono utilizando nossa principal plataforma tecnológica, a nossa liderança em engenharia de produtos, além do gerenciamento do ciclo de vida e ferramentas de simulação”.

 

A Daimler Truck está adotando uma estratégia global na implementação da plataforma, o que significa que o princípio orientador de desenvolver componentes-chave e plataformas de veículos uma vez e depois escaloná-los globalmente entre marcas e mercados é fundamental. Para possibilitar isto, é essencial uma colaboração global e uma plataforma de sistema de engenharia digital em nuvem, por isso a Daimler Truck escolheu a Siemens como o fornecedor de tecnologia e implementação para construir este ambiente digital de engenharia de última geração. (Blog do Caminhoneiro)