Preço do carro novo faz comprador sumir da concessionária

Autopapo

 

Por que as fábricas de automóveis deram férias coletivas, várias delas agora em março? É mês de férias? Claro que não é! Mas parar a produção por falta de chips, aqueles tais semicondutores? T. Mas que faltou mesmo foi mercado.

 

Faltaram compradores para os carros. Por quê? Porque o preço do carro vem subindo sem parar. Porque quando subiu um pouco o preço do carro, o cliente ainda fazia um financiamento. Em 24 ou 36 meses e resolvia sim, o problema.

 

Acontece que os juros subiu em 2,2% ao mês no fim do ano. Mais que a Selic, o dobro da Selic. Prova disso é que até o ano passado, 70% dos carros vendidos no Brasil eram com financiamento 30% à vista. Hoje, atua invertido. Só 30% de financiamento e 70% à vista. Por quê?

 

Porque o cliente não tem mais condição de pagar a prestação. O carro ficou caro. E, o que é pior, pouca possibilidade de ter que baixar de preço, porque ele subiu forçado pelos equipamentos de segurança que são obrigatórios, pelo equipamento antipoluição, que também é obrigatório. A legislação foi obrigando a fábrica a subir o preço do carro para incluir, embutir esses equipamentos todos

 

Tecnologia influenciou preço do carro novo

 

A montadora resolveu também vender o carro mais caro para ter mais rentabilidade. Ela ganha muito mais vendendo um carro de R$ 150 mil do que o de R$ 50 mil.

 

Então, perspectiva de baixar o preço do carro? Só se voltarmos a época do carro popular que acabou há muito tempo. A tendência, caso não haja nenhuma modificação nesses fatores que estão influindo para o carro custar mais caro, e a prestação também por causa dos juros, vai ser difícil a situação voltar à normalidade. (Autopapo/Boris Feldman)