Frota & Cia
A Ford inicia este mês a venda da Transit Automática, a primeira van com transmissão automática do Brasil. Pensar no conforto do motorista, que passa horas guiando, foi um dos propósitos da marca quando projetou o modelo, concebido também com uma série de exigências detectadas pela Ford no mercado junto aos clientes, como desempenho, economia e produtividade no seu negócio.
A Transit Automática está disponível nas versões minibus, com 15 ou 18 passageiros e vidrada, e furgão longo com teto alto (L3H3), com capacidade de 12,4 m3 . Sua transmissão de dez marchas, com conversor de torque, concebeu uma direção mais eficiente e confortável contribuindo para diminuir o custo total de operação. Associada com o sistema start-stop e os três modos de condução, exclusivos na categoria, mais a tração traseira, o veículo ajuda a aumentar o rendimento médio da frota.
“A Transit Automática é mais um avanço da linha, um produto esperado há muito tempo pelos clientes do segmento comercial e totalmente desenvolvido com foco na sua produtividade”, diz Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul. “Além de reduzir a fadiga e a distração do motorista, ela tem um padrão de eficiência, economia e durabilidade que favorece o tempo de atividade e o custo total de operação do veículo.”
Os preços estabelecidos são: a partir de R$298.200 para a versão minibus vidrada, e de R$274.500 na versão furgão.
A transmissão automática é um capítulo à parte, pois foi projetada com uma programação adaptativa de mudança em tempo real que seleciona a marcha ideal para otimizar o desempenho e a economia de combustível em cada cenário de direção. Junto com o moderno motor 2.0 EcoBlue diesel, com 165 cv (@ 3.500 rpm) e torque de 39,7 kgfm (@ 1.750–2.750 rpm), ela garante força em aclives, segurança em declives e ultrapassagens, melhorando ainda mais a dirigibilidade, uma das características mais elogiadas da van.
A Ford se deu ao trabalho de fazer um cálculo aproximado sobre a quantidade de marchas que um motorista profissional faz por ano com câmbio manual. A montadora concluiu que são efetuadas mais de 750 mil trocas de marcha anualmente em um veículo com câmbio manual. A nova transmissão automática elimina esse esforço e aumenta o conforto do condutor que passa longos períodos no volante, com partidas e acelerações escalonadas, sem vibrações e asperezas.
A tecnologia da nova transmissão também favorece a produtividade e a segurança. Ela tem menor desgaste de peças e componentes, o que aumenta a durabilidade do trem de força, reduz a frequência de manutenção e os riscos de paradas imprevistas. A sua operação simples também diminui o estresse dos motoristas, criando um padrão de direção mais eficiente e diminuindo os riscos de acidentes. Os passageiros, por sua vez, são beneficiados com maior conforto de rodagem. Segundo os executivos, a Transit Automática chega com preço posicionado na mesma faixa da sua principal concorrente com transmissão manual, trazendo um melhor retorno para o negócio do cliente comercial.
Esse motor também conta com turbo de geometria variável que entrega performance em todas as faixas de rotação e níveis de atrito extremamente baixos, incluindo correia banhada em óleo para redução do desgaste e melhoria do conforto acústico. “O número maior de relações da transmissão automática permite que o motor funcione mais próximo da eficiência máxima”, diz Daniel Santos, gerente de Desenvolvimento do Produto da Ford América do Sul. “A sua aceleração suave e progressiva ajuda a elevar o padrão de condução dos motoristas e a reduzir o consumo total da frota.”
De acordo com o executivo, o modelo vai dar sequência à expansão do portfólio de produtos da Ford Pro, nova estrutura da Divisão de Veículos Comerciais da marca, ampliando a oferta da linha que mais cresceu em participação no segmento desde o ano passado e que também vai incluir, no futuro, a Transit Chassi e a E-Transit 100% elétrica.
Manutenção e durabilidade
A manutenção mais econômica é outra vantagem da Transit Automática. Por não exigir a troca do kit de embreagem, ela reduz o número de paradas para serviço e tem um custo de manutenção do sistema da transmissão cerca de 70% menor. A durabilidade da nova transmissão, segundo a Ford, foi comprovada em mais de 6 milhões de km de testes, equipando picapes e vans comerciais da montadora nos mercados mais exigentes do mundo. Além disso, também foi validada para as condições brasileiras no Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí (SP), em um programa que incluiu 4 3.000 horas de testes de calibração em dinamômetro e rodagens, e em condições reais de uso.
A Transit Automática conta com auto start-stop, três modos de condução e modem de conectividade de fábrica, integrado à arquitetura elétrica do veículo, que permite receber alertas preventivos, agilizar o atendimento em caso de assistência, gerar relatórios com indicadores para o negócio, localizar o veículo e agendar e acompanhar serviços online. Também vem de série com controle eletrônico de estabilidade e anticapotamento, controle de carga adaptativo, estabilização de vento lateral e assistente de partida em rampa (Sistema AdvanceTrac), computador de bordo com tela de 2,3”, multimídia SYNC Move com tela de 8”, Android Auto e Apple CarPlay e câmera de ré com sensor de estacionamento.
O volante multifuncional com raio de giro avançado, o isolamento acústico aprimorado e a segurança com nota máxima do EuroNCAP são outros diferenciais. A versão minibus também é a única da categoria com assistência autônoma de frenagem com detecção de pedestres, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, estribo lateral elétrico e cintos de segurança de três pontos em todos os bancos de série.
A Transit Automática chega para dar sequência à expansão da linha de produtos da Ford Pro, que conta com uma estrutura dedicada e um portfólio 5 completo de produtos e serviços para atender o cliente comercial em todas as suas necessidades. “Nosso objetivo é oferecer um portfólio completo de produtos e serviços desenhados para trazer o maior retorno para o negócio do cliente comercial, baseados na jornada específica desse tipo de consumidor”, explica Matias Guimil, gerente de Estratégia e Produto da Ford América do Sul.
Essa estrutura possui um time de vendas e pós-vendas específico para dar prioridade ao atendimento do cliente comercial, com opções que permitem adquirir o veículo com as condições de financiamento adequadas ao perfil de cada consumidor, ou pelo programa de assinatura de veículos FordGo e FordGo Fleet, atendendo todo tipo de cliente, seja pequeno empreendedor ou grande frotista.
A rede de concessionárias com mais de 100 pontos de vendas e serviços atua de forma integrada com os sistemas e depósitos de peças através da conectividade, para dar atendimento prioritário ao cliente comercial. Os serviços pós-venda incluem também a Assistência 24 Horas com central exclusiva e ferramentas de conectividade para agilizar o atendimento, além dos planos de manutenção FordProtect para revisões e peças de desgaste e do plano de extensão de garantia FordProtect Premium Care. A montadora também anunciou que possui a manufatura regional da Transit com peças localizadas para oferecer maior disponibilidade de produto aos clientes e um centro local de engenharia e desenvolvimento incluindo o campo de provas em Tatuí (SP), que facilita o desenvolvimento de modificações para usos específicos, de grandes frotas ou órgãos do governo, integrando um trabalho em conjunto entre a Ford, modificadores, concessionárias e consumidor.
Soma-se a isso uma área dedicada ao monitoramento da conectividade e melhoria da experiência do consumidor, assim como para a introdução de novas tecnologias, como a eletrificação. (Frota & Cia/Rosa M. Symanski)