Jornal do Carro
A Fiat já testa a linha 2024 da Strada no Brasil. E a picape compacta – produzida em Betim (MG) – foi flagrada nos últimos dias. Nas imagens, todas de traseira, nota-se a camuflagem leve com adesivos para esconder as linhas da carroceria. Ainda assim, dá para notar que manterá o porte atual, com leves retoques na dianteira e na traseira. A previsão é de que a picape chegue renovada às revendas da marca italiana logo no início do segundo semestre.
Antes de falar da estética, porém, cabe explicar que Strada 2024 vai melhorar mesmo é na mecânica. Isso porque a picape compacto vai incorporar o motor 1.0 turbo flex de até 130 cv e 20,4 mkgf de torque máximo com etanol. Com ele vem o câmbio automático CVT com simulação de 7 marchas. Trata-se do mesmo propulsor dos irmãos Fastback e Pulse.
Nas fotos, dá para ver que a Fiat Strada vai manter o atual formato da lanternas. A montadora sequer promoverá algum rearranjo na disposição das luzes. O para-choque traseiro, entretanto, terá redesenho. Mas o santantônio e o rack de teto continuam intactos.
Demais mudanças
Nas laterais, novidades se resumirão às rodas de liga leve com novo design. A parte da frente não está nas fotos, mas terá atualização do para-choque. E os faróis serão iluminados por LEDs.
Embora receba atualizações e nova mecânica, a rival da Chevrolet Montana e Volkswagen Saveiro deve fazer evoluções também na parte interna. Em nova geração desde 2020, a Strada 2024 deve melhorar o acabamento, e engordar a lista de equipamentos.
Assim, segurança e conectividade terão upgrade. A central multimídia Uconnect, por exemplo, terá tela de 8,4″ nas versões mais caras. Atualmente, o display tem 7″. Bem como no Fiat Pulse, frenagem autônoma de emergência e alerta de saída de faixa devem entrar em cena na picape. Mas não muito além disso, afinal, a Fiat Strada precisará ter preço competitivo, já que é um pouco menor que a nova Chevrolet Montana. (Jornal do Carro/Vagner Aquino)