Fiat Cronos comprova conforto do câmbio CVT nas versões Drive e Precision

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O Fiat Cronos chega a sua linha 2023 com uma gama reestruturada de versões, passando a ter duas opções com o econômico motor 1.0 Firefly e estreando as alternativas com o câmbio automático CVT, que trabalha aliado ao propulsor 1.3 Firefly. Nós pudemos avaliar o sedã em duas versões automáticas: Drive CVT (de entrada) e Precision CVT (topo-de-linha). Ambos demonstraram que são ótimas alternativas para quem busca conforto ao dirigir.

 

As duas versões são idênticas em termos de rendimento do motor e de transmissão. Ambas geram até 107 cavalos e 13,7 kgfm de torque, quando abastecidas com etanol, e trazem o câmbio CVT com emulação de sete marchas, com trocas sequenciais. As diferenças técnicas envolvem o peso dos veículos (com mais equipamentos, o Precision registra 41 kg a mais na balança) e no conjunto de rodas e pneus (a versão Drive adota rodas de 15 polegadas com pneus 185/60, enquanto a versão Precision possui rodas de liga leve de 16 polegadas com pneus 195/55).

 

Desde a versão Drive 1.3 CVT há detalhes de estilo como as luzes de posição de LED nos faróis e nas lanternas, além de detalhes pintados na cor da carroceria e dois frisos cromados na grade dianteira. A versão Precision se diferencia ao acrescentar faróis de neblina, cromados nas maçanetas externas, nos frisos do para-choque dianteiro e das laterais, além de trazer reconhecimento da chave presencial e retrovisores externos com rebatimento elétrico e luzes de cortesia.

 

O interior concentra as maiores diferenças entre as duas versões do Cronos. Os revestimentos de couro sintético da versão Precision dão lugar ao tecido no modelo Drive. Para custar R$ 7.900 a menos, esta versão abriu mão de itens como acendimento automático dos faróis, ar-condicionado digital automático, apoio de braço do motorista, paddle-shifts no volante, sensor de chuva, retrovisor interno anti-ofuscante, entre outros itens. Mas manteve uma boa lista de comodidades para o dia-a-dia, como direção elétrica com regulagem de altura, ar-condicionado, chave-canivete com telecomando, sensores de estacionamento traseiros, computador de bordo (um dos mais completos do segmento), sistema multimídia Uconnect com duas entradas USB, travamento automático do veículo a partir de 20 km/h e vidros elétricos nas quatro portas com função um-toque e recurso anti-esmagamento.

 

Com o câmbio automático, os dois modelos proporcionam a tranquilidade de dirigir sem utilizar o pé esquerdo para acionamento da embreagem. As passagens de marcha são muito discretas, feitas quando o motor está a cerca de 2 mil rpm, o que reduz o nível de ruído na cabine. O conjunto de suspensão merece aplausos, por manter o conforto ao rodar e também proporcionar boa estabilidade quando necessário, assim como a direção (leve em baixa velocidade e progressiva para garantir mais segurança). Em qualquer versão, o sedã da Fiat vai satisfazer os consumidores com seu bom espaço para passageiros na frente e atrás. E também para as bagagens: afinal, o porta-malas de 525 litros é o maior do segmento.

 

Sobre o Autor

 

Júlio Max é editor-chefe do site automotivo Auto REALIDADE desde 2009 e especializado em redação textual, fotografia, gravações de vídeos e gerenciamento das mídias sociais. Também é Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Piauí e Técnico em Logística pelo Senac-PI. A Coluna do Auto REALIDADE vai ao ar nos sites Motor Mais e Lupa1. (Motor Mais)