AutoIndústria
No dia em que comemora o aniversário de 70 anos de Brasil, a Volkswagen confirma para o segundo semestre deste ano o início de venda do SUV ID.4, o que marcará a entrada da marca na era dos veículos elétricos por aqui. Na ocasião, o novo CEO da empresa no Brasil, Ciro Possobom, comentou sobre o recém-apresentado ID.2, admitindo intenção de estudos futuros para a sua produção no País.
Denominado ID.2 All, o carro conceito da montadora alemã posiciona-se abaixo do ID.3 e chegará à Europa em 2025 como o elétrico mais acessível da marca, com preço de entrada inferior a 25 mil euros. Questionado sobre a possibilidade dele ser fabricado no Brasil, Possobom disse que “a ideia é trazer o modelo para cá a fim de realizar clínicas com consumidores locais”.
Última das principais marcas locais a lançar carro elétrico no mercado brasileiro, a Volkswagen mostra, agora, grande interesse em intensificar sua atuação nessa área. Além dos elétricos, a montadora também estuda a produção local de um híbrido-flex, que está sendo desenvolvido em parceria com a Skoda e o Grupo VW mundial, contemplando plataforma totalmente nova para um modelo do gênero de porte pequeno.
Durante o evento de comemoração dos 70 anos nesta quinta-feira, 23, o CEO da empresa para a América do Sul, Alexander Seitz, destacou a importância do lançamento do ID.4 na estratéria de mobilidade sustentável da Volkswagen na região.
“A decisão de trazer o ID.4 ao Brasil foi tomada com base nos resultados de pesquisas realizadas nos dois últimos anos junto aos principais parceiros de negócios da marca, como concessionários, fornecedores, autoridades e, em especial, os clientes”, comentou o executivo ao explica que o modelo teve mais receptividade do que o seu irmão ID.3, de menor porte.
Possobom, por sua vez, lembrou que O ID.4 faz parte da ofensiva de 15 modelos elétricos e flex que a empresa está lançando na região até 2025. “Com ele, conectamos o Brasil à estratégia global de eletrificação da marca Volkswagen”, frisou.
O SUV elétrico que chega no segundo semestre fez sua primeira aparição no Brasil no final de 2021, durante a ID. Week em São Paulo. Depois disso, foi apresentado a concessionários no Brasil e de países vizinhos, marcou presença no Rock in Rio 2022 (junto com o ID. Buzz) e esteve presente em feiras de negócios como o São Paulo Boat Show, entre outros.
Vale lembra que apesar de ainda ser incipiente, o mercado de veículos 100% elétrico vem crescendo no Brasil. Segundo Volkswagen, o segmento totalizou 4 mil emplacamentos no ano passado, o que representou crescimento superior a 100% sobre 2021.
Montado sobre a plataforma exclusiva MEB, o ID.4 traz sistema de recarga rápida e é capaz de carregar 80% da bateria até cerca de 40 minutos, considerando um carregador a recarga DC (150 kW). As baterias ficam posicionadas no assoalho do modelo, permitindo um melhor aproveitamento do habitáculo.
Dentre outros recursos, o modelo tem frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa, detector de fadiga do motorista, detector de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo, assistente traseiro de saída de saída vaga e airbag central (que evita choque entre as pessoas em caso de acidentes mais graves). (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)