Locadoras esperam por melhor ambiente econômico para novo crescimento em 2023

AutoIndústria

 

O setor de locação de veículos conta com a queda das taxas de juros e políticas comerciais mais favoráveis das montadoras para comprar mais em 2023. Nesta quinta-feira, 23, a Abla, Associação das Locadoras de Automóveis, revelou que, mantido o atual quadro econômico e de mercado, projeta que somente algo como 450 mil unidades deverão ser licenciadas este ano por suas associadas, uma sensível queda de 24% sobre os 590,5 mil emplacamentos de 2022.

 

“Se o quadro econômico for bem mais favorável, também com queda de juros e inflação, o setor poderia absorver até 650 mil veículos em 2023”, pondera Marco Aurélio Nazaré, presidente do conselho da Abla.

 

De imediato, porém, o dirigente vislumbra alguma melhoria sobretudo nas negociações com as fabricantes de carros de passeio, pressionadas que estão pela estagnação do mercado de varejo a ponto de reduzir e até paralisar a produção nos últimos dias.

 

Faturamento e frota em alta 

 

No ano passado, as locadoras compraram 33,6% mais automóveis e comerciais leves do que os 441,8 mil de 2021. Para isso, desembolsaram R$ 55,3 bilhões, média de R$ 93,7 mil por veículo. O número de carros licenciados  representou 30,1% na participação do setor no total de automóveis e comerciais leves no mercado interno, fatia histórica.

 

Essa expansão também resultou em crescimento da frota total das locadoras em 2022, que chegou a 1,43 milhão de veículos, 26,2% a mais do que no ano anterior, com a ainda discretíssima participação de somente 5,7 mil unidades de modelos híbridos e elétricos.

 

Em contrapartida, o faturamento do setor também subiu e em proporção muito maior. A receita bruta avançou para R$ 36,8 bilhões ante R$ 23,5 bilhões de 2021, 56,6% a mais. A arrecadação de impostos sobre a locação acompanhou o patamar e bateu em R$ 4,7 bilhões, 57% a mais, enquanto o sobre a compra dos veículos acelerou para R$ 17,8 bilhões ante R$ 10,9 bilhões do ano anterior.

 

Outro aspecto do setor enfatizado pela Abla: o universo de empresas dedicadas à locação quase dobrou na comparação anual. De 13,9 mil em 2021 para 22,9 mil no ano passado, sendo 17,7 mil de automóveis.

 

Stellantis é a que mais vende para o setor

 

Contribuíram para isso, em particular, a atividade de locação com motorista, que passou de 2,6 mil para 4,4 mil locadoras, e a inclusão daquelas dedicadas a outros meios de transporte – de motocicletas, ônibus, trailers, caminhões, reboques ou similares -, agora com 5,2 mil representantes. No total, o setor emprega 89,5 mil pessoas.

 

A Stellantis foi a montadora que mais vendeu para o segmento em 2022. Considerando suas cinco marcas, entregou 211 mil automóveis e comerciais leves, 35,8% do total. Em seguida, apareceram a Volkswagen, com 98 mil veículos (16,6%), e a General Motors, que negociou 72,6 mil unidades, 12,3%.

 

O modelo mais emplacado para a locação em 2022 desaparecerá do ranking a partir deste ano: o Volkswagen Gol, que saiu de linha, somou 45.796 licenciamentos. (AutoIndústria/George Guimarães)