Com início em 25 de abril, Automec 2023 será a maior de todas

Portal Novo Varejo

 

Depois de uma longa espera de quatro anos, decorrente da pandemia da covid-19, a edição presencial da Automec está há pouco mais de um mês de abrir as portas para milhares de profissionais, empresários e simpatizantes do mercado de reposição automotiva. O retorno ocorrerá no dia 25 de abril, no pavilhão do São Paulo Expo, na capital paulista, e a expectativa dos organizadores é contar com a presença de cerca de 80 mil pessoas em busca de conteúdo, network e ansiosas por conhecer as novidades apresentadas pelos expositores.

 

Para 2023, os organizadores esperam utilizar toda a expertise digital adquirida durante os períodos em que o distanciamento social foi imperativo, misturando as atrações da ‘Automec 365’ – programação on-demand da feira – com um pool inédito de atividades, incluindo 35 horas de conteúdo. Em entrevista exclusiva à nossa reportagem, o gerente de produto do evento, Eduardo Marchetti, afirmou que a ansiedade do mercado por retomar seu principal espaço de network, somada ao esforço da organização da RX Brasil para trazer experiências inovadoras, fará desta Automec “a maior de todos os tempos”. “Preparamos esse evento para atender a grande expectativa tanto dos expositores como dos visitantes. É sem dúvida o evento mais importante do ano para esse mercado”, prometeu Marchetti.

 

Outro fator de empolgação dos organizadores é o atual momento do mercado de usados e seminovos. Em 2023, as vendas destas categorias apresentam alta de 26% em relação ao ano passado (veja mais na reportagem de capa desta edição). O gerente da Automec lembrou que cenários como este impactam direta e fortemente de maneira positiva o aftermarket, pois o mercado de usados se oxigena e o interesse do consumidor em cuidar dos seus veículos aumenta, gerando muitas oportunidades e crescimento no segmento.

 

Novo Varejo Automotivo – Como o mercado reagiu ao retorno presencial da Automec após um hiato de mais de quatro anos? Você acredita que tamanha espera pode aumentar o engajamento dos players do aftermarket, ávidos por uma plataforma de network e realização de negócios?

Eduardo Marchetti – Este hiato gerou uma expectativa gigante e muita ansiedade pelo retorno do encontro presencial. O contato direto entre expositores e compradores é peça essencial para a geração de negócios e o bom desempenho do segmento. O cenário atual é de aceleração do mercado de carros usados, em função dos preços e indisponibilidade de veículos novos. Isso impacta direta e fortemente de maneira positiva o aftermarket, pois o mercado de usados se oxigena e o interesse do consumidor em cuidar dos seus veículos aumenta, gerando muitas oportunidades e crescimento no segmento. A Automec é o primeiro encontro de magnitude internacional do setor que vem reforçar o engajamento dos expositores e compradores e já sinaliza que teremos uma feira de absoluto sucesso e muitos recordes.

 

NVA – Quantas pessoas, entre expositores e visitantes, vocês esperam para a edição do próximo mês de abril?

EM – A retomada da Automec neste ano deverá trazer para o evento mais de 80 mil pessoas em busca de networking e concretização de novos negócios.

 

NVA – A Automec 2023 trará novidades em relação às últimas edições presenciais? Quais são os principais destaques da programação deste ano?

EM – Além da presença de todas as empresas relevantes do aftermarket automotivo, teremos uma excelente e atraente área de experiências, onde os visitantes terão contato com as últimas tecnologias e tendências do mercado de maneira interativa. Adicionalmente, os visitantes terão acesso a mais de 35 horas de conteúdo, novidades, tendências etc. Planejamos ainda atividades de experiência de tirar o fôlego na área externa do pavilhão, que serão brevemente anunciadas.

 

NVA – Quais são os eventos de conteúdo previstos e os participantes desses eventos?

EM – A arena de conteúdo da Automec reunirá palestrantes e parceiros focando nos mais importantes temas da atualidade, como eletrificação, segurança, melhores práticas, diversidade etc.

 

NVA – Durante este período de impossibilidade de realização presencial da feira, a Automec encontrou diversas formas de se aproximar do mercado de maneira remota. Como este aprendizado poderá contribuir para uma experiência omnichannel nesta edição de 2023?

EM – No período de afastamento social, a Automec se reinventou, trazendo conteúdo on-line e ondemand para seus clientes e expositores. O mundo da informação digital chegou provando que é muito importante e complementar ao mundo do contato pessoal real. Foi absorvido para a feira como um canal adicional de contato com o público. Apesar de boa aderência aos eventos online, o segmento apresenta maior aptidão para a modalidade presencial.

 

NVA – Estamos em um momento um tanto dúbio em termos de conjuntura. Afinal, vivemos um período de juros altos e redução do poder de compra da população. No entanto, este cenário tem impulsionado um crescimento dos mercados de usados e seminovos. Qual destes dois cenários você acredita que terá maior reflexo na Automec? O de dificuldades e contenção advindo da macroeconomia ou o de ‘pujança do aftermarket’, motivado pela alta do setor de usados e seminovos?

EM – Sem dúvida, a nova realidade moldou o consumidor em direção ao aftermarket. O “mood” será de muita euforia com todos os cenários prevendo um futuro positivo para o mercado, mesmo com os desafios que as empresas do setor enfrentam atualmente.

 

NVA – Que recado a direção da Automec dá aos players do mercado, colaboradores de empresas do setor e demais pessoas que pretendem visitar a feira?

EM – A Automec 2023 será a maior Automec de todos os tempos! O profissional ou player do setor terá uma excelente oportunidade de reativar o network, atualizar-se sobre as novidades do mercado e, acima de tudo, consolidar novas oportunidades de negócios. Preparamos esse evento para atender a grande expectativa tanto dos expositores como dos visitantes. É sem dúvida o evento mais importante do ano para esse mercado. (Portal Novo Varejo/Lucas Torres)