Toyota Yaris Hatch 1.5 XS Connect CVT 2023

Revista Torque

 

A linha 2023 do Toyota Yaris Hatch ganhou uma leve atualização para aguardar a nova linha 2024 que vai chegar remodelada, com isso o modelo teve diminuição nas versões para apenas três opções: XL, XS e XLS. Todas elas movidas pelo motor 1.5 aspirado. Além daquele já tradicional ‘tapinha no visual’ que todas as montadoras fazem para deixar o carro mais competitivo.

 

E para conhecer melhor essas mudanças pontuais a Toyota nos cedeu a versão XS para uma avaliação mais longa. O Toyota Yaris é um dos carros globais da marca japonesa, e ele tem tido considerável sucesso em vários mercados ao redor do planeta. No Brasil o modelo 21.126 unidades do hatch e 12.436 unidades do sedã.

 

As mudanças no exterior se concentram na dianteira, onde o modelo recebeu um novo para-choque com formato trapezoidal, com a parte interna pintada em preto e acabamento no estilo colmeia. A grade também mudou levemente e as rodas receberam um novo desenho. Enquanto as versões mais baratas XL e XS continuam com o DRL no para-choque, a opção mais cara XLS recebeu novos faróis de LED com essa luz de rodagem diurna integrada.

 

Ainda por fora é possível notar espelhos retrovisores externos elétricos na cor do carro e pisca integrado, grade inferior tipo colmeia, maçanetas externas e para-choques dianteiro e traseiro na cor do carro e rodas de aço 15″ com calota na cor prata (para a versão de entrada). faróis halógenos projetores com máscara negra e linha guia em LED com função “siga-me”, luzes de condução diurna em LED separadas dos faróis e lanterna traseira em LED, acabamento externo preto na terceira coluna, aerofólio traseiro e rodas de liga leve 15″ com acabamento na cor prata (versão XS avaliada).

 

Enquanto a traseira continua a mesma, o interior da Yaris 2023 ganhou um novo revestimento para os bancos (nas versões XL e XS), central multimídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay de série e mais duas entradas USB para os passageiros traseiros. Além de colunas e teto na cor preta, acabamento interno das portas e dos bancos de tecido e descansa-braços dianteiro, acabamento interno das portas em couro e dos bancos parte em couro, parte em tecido, maçanetas internas na cor prata e revestimento do colante em couro. Os bancos são muito confortáveis e o volante tem uma ótima empunhadura, tornando o ato de dirigir em um prazer ao volante.

 

No que se refere ao conforto, o Yaris tem ar-condicionado manual com filtro antipólen e ar quente, chave com comandos integrados (abertura e travamento das portas e alarme), computador de bordo com 12 funções, direção eletroassistida progressiva (EPS), entrada USB para passageiros no banco traseiro tipo A (duas). ar-condicionado automático com filtro antipólen e ar quente, banco traseiro rebatível 60:40 (somente encosto), computador de bordo de alta resolução (TFT) com 16 funções, manopla para troca de marchas localizada no volante (Paddle Shift), controle de velocidade de cruzeiro, descansa-braço traseiro com porta-copos, Smart Entry e Start Button/Push Start.

 

O som é de alto nível e tem antena short-pole, quatro alto-falantes e dois tweeters, sistema de áudio central multimídia Toyota Play+ com tela sensível ao toque de 7″, AM/FM, função MP3, entrada USB (no console central), Bluetooth e conexão para smartphones e tablets através do espelhamento SDL, Android Auto e Apple CarPlay. Fora isso, o Yaris é bem silencioso e não transmite os barulhos externos para dentro da cabine, tornando o dia a dia com o hatch mais harmonioso.

 

A principal novidade, porém, está na segurança, pois agora o modelo da Toyota vem de série com sete airbags, apoio de cabeça e cinto três pontos para todos os ocupantes, aviso de não afivelamento do cinto de segurança em todos os assentos, controle de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampa, painel de instrumentos analógico, computador de bordo com 12 funções.

 

Atualmente estão disponíveis as seguintes cores para a carroceria: Branco Polar (sólido), Vermelho Granada (apenas hatch), Cinza Granito, Prata Lua Nova, Preto Infinito, Azul Titã e Branco Lunar.

 

Sob o capô está o velho conhecido motor dianteiro, transversal e com comando de válvulas duplo no cabeçote e injeção multiponto, de 1.5 litros e Flexfuel, Dual VVT-i DOHC, também de 16 válvulas. Ele entrega 105/110 cavalos de potência, respectivamente com gasolina e etanol, sempre a 5.600 giros. O torque máximo é de 14,3/14,9 kgfm, a 4.000 rpm. O motor dá conta do recado, sem a necessidade de um turbo, mas claro, um motor turbinado seria bem-vindo para esse hatch bem acertado.

 

Em conjunto está a transmissão Multidrive CVT, que simula sete velocidades. Com esse conjunto motor e câmbio o hatch demora 12 segundos para ir de 0 a 100 km/h e velocidade máxima de 186 km/h. O consumo do Toyota Yaris XS 2023 avaliado não foi dos melhores, com etanol no tanque e rodando com o ar-condicionado ligado o tempo todo e em perímetro urbano, consegui uma média de 7,5 Km/l, chegando a fazer 5,5 Km/l em situação de trânsito pesado. Mas segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do Inmetro, e também com informações oficiais da própria marca, o Toyota Yaris 2023 apresenta as seguintes médias de consumo: 8,8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada (etanol) e 12,6 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada (gasolina).

 

Durante o teste pude perceber que o motor e câmbio trabalham em harmonia deixando o motorista bem à vontade atrás do volante. A suspensão é macia e transforma o dia a dia com o hatch mais agradável, tanto pelos buracos nas ruas que não são percebidos, quanto na hora de fazer uma curva mais fechada em movimento, o modelo segue seu curso sem sair da linha. O espeço interno é bem amplo e cabem cinco adultos sem nenhum aperto e o porta-malas tem o tamanho ideal para uma família completa. Enfim, o Yaris hatch é um carro “quase” perfeito em seu segmento pelo meu ponto de vista. (Revista Torque/Marcus Lauria)