Blog do Caminhoneiro
A Scania e a Titan Spezialfahrzeugbau, especializada na fabricação de caminhões de bombeiros para aeroportos, por exemplo, anunciaram o desenvolvimento de uma solução conjunta híbrida, que oferecerá mais potência e torque, com redução de emissões de poluentes.
Os novos caminhões Titan T-39 6×6-H ARFF, muito usados em aeroportos, usarão motores Scania de 770 cavalos de potência, aliado a um motor elétrico de 380 cavalos, o que permite uma potência máxima de 1.150 cv.
Com isso, além de abastecido com diesel verde (HVO), o novo caminhão obtém uma redução significativa nas emissões de poluentes, enquanto ganha capacidade para aceleração e velocidades mais altas, algo muito útil em situações de emergência.
Para Tommy Johnson, gerente global de contas da Scania, a redução das emissões nos aeroportos e a melhoria das características dos veículos que podem salvar vidas é uma conquista que combina grande experiência como fabricantes de caminhões e ônibus com as inovações e percepções que desenvolvem a rápida jornada de eletrificação da Scania.
“Aproveitamos a tecnologia desenvolvida para nossos caminhões e ônibus para desenvolver uma oferta completa que se adapta muito bem a esse tipo de veículo”, destacou o executivo.
Para os novos caminhões de bombeiros, a Scania vai fornecer o motor a diesel DC16 386, V8, com 16,4 litros, e 770 cavalos de potência, o motor elétrico de 380 cv, as baterias de 104 kWh, e todos os outros componentes relacionados. (Blog do Caminhoneiro)