Montadoras intensificam ações para atrair consumidor

AutoIndústria

 

A primeira quinzena de março até mostrou pequena reação no mercado de veículos leves, mas os números ainda são tímidos e seguem indicando um 2023 muito próximo ao de 2022. Foram emplacadas quase 77 mil unidades entre os dias 1º e 15 deste mês, o que representou crescimento de 10% em relação ao mesmo período de fevereiro, com quase 70 mil emplacamentos.

 

No comparativo com idêntico intervalo do ano passado a alta chega a 16%, mas é importante lembrar que todo o primeiro semestre de 2022 foi marcado pela crise de abastecimento decorrente da falta de semicondutores, que ainda persiste no Brasil e no mundo, mas de forma mais amena.

 

Certo é que diante das altas taxas de juros e das restrições ao crédito, o consumidor tem pensado duas vezes antes de trocar de carro e investir em um 0 km, o que tem levado as montadoras a lançar campanhas de varejo agressivas, o que não ocorreu ao longo de todo o ano passado, quando a oferta se manteve aquém da demanda.

 

A General Motors, por exemplo, está com campanha na TV que oferece taxa de juro zero para o SUV Tracker. Também a Renault está utilizando esse mesmo atrativo para vender o compacto Kwid em suas concessionárias. Além das ações em curso, duas outras foram anunciadas nesta última sexta-feira, 17.

 

A líder Fiat oferece um ano de combustível grátis – com um tanque cheio todo mês por meio do aplicativo Cart, plataforma de e-commerce do grupo Stellantis – para quem adquirir uma Toro com motor diesel. Desenvolvida em parceria com a Rede Shell Box, a campanha é válida até dia 31 de março em todas as revendas da marca espalhadas pelo Brasil.

 

A Hyundai, por sua vez, anunciou para este sábado, 18, o “HB20 Day”, com condições especiais para os interessados em adquirir o modelo 0 km.  “O ‘HB20 Day’ será, antes de tudo, um evento de relacionamento da Hyundai com clientes e potenciais compradores”, explica Angel Martinez, vice-presidente comercial da montadora no Brasil.

 

Uma das ações é o seguro automotivo que, dependendo do perfil do cliente, poderá ser totalmente grátis por um ano. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Hyundai e sua rede de concessionárias, o Banco Hyundai, a Hyundai Corretora de Seguros e o Santander Auto.

 

O “HB20 Day” contará com contagem regressiva nos perfis da marca no Instagram (@hyundaibr), no Facebook (facebook.com/hyundaibr) e no canal do Youtube (youtube.com/hyundaibr). Para consultar a lista completa de concessionárias, acesse: www.hyundai.com.br.

 

No ranking da primeira quinzena de março, a Fiat lidera com 23,1% de participação. Na sequência vêm General Motors, Volkswagen, Toyota, Hyundai e Jeep. Com relação aos modelos mais emplacados no País, o ranking do acumulado de 1º de janeiro a 15 de março mostra a Fiat Strada na frente, seguida do Hyundai HB20 e Chevrolet Onix.

 

Emplacamento Acumulado: Março 2023 – até 15 de março

 

Marca – Volume – Share

FIAT – 17.813 – 23.1%

CHEVROLET – 11. – 14.8%

VOLKSWAGEN – 9.298 – 12.1%

TOYOTA – 7.819 – 10.2%

HYUNDAI – 7.272 – 9.4%

JEEP – 5.918 – 7.7%

RENAULT – 3.519 – 4.6%

NISSAN – 2.905 – 3.8%

HONDA – 2.361 – 3.1%

CITROEN – 1,026 – 1.3%

 

Top 10 Modelos Acumulado 2023 (janeiro, fevereiro e 1ª quinzena de março)

 

Modelo – Volume – Share

STRADA – 18.026 – 5.5%

ONIX – 16.648 – 5.1%

ONIX PLUS – 13.696 – 4.2%

CRETA – 12.267 – 3.7%

HB20 – 11.712 – 3.6%

MOBI – 11.551 – 3.5%

COMPASS – 11.499            – 3.5%

ARGO – 11.319 – 3.4%

TRACKER – 11.191 – 3.4%

T-CROSS – 11,036 – 3.4%

(AutoIndústria/Alzira Rodrigues)