Blog do Caminhoneiro
O uso de drones, que são veículos não tripulados, tem se tornado cada vez mais comum. Especialmente nos ares, onde são usados até para operações militares. Mas na terra não tem sido diferente, e agora a Chongqing Electromechanical Group, da China, apresentou o primeiro caminhão drone de mineração.
O gigante não tem cabine ou qualquer local para um ser humano ser transportado junto com o veículo. Além disso, é totalmente elétrico. O caminhão foi batizado de Dianniu Ebull, e as baterias podem ser recarregadas no veículo ou substituídas, o que reduz muito o tempo de parada para abastecimento.
O visual é bem diferenciado. O pack de baterias fica logo atrás do motor, e para ser trocado por baterias completamente carregadas, é necessário o uso de um guindaste.
Chassi, caixa de carga e outros itens são comuns com caminhões que a empresa produz para serem operados por humanos.
Dentro da dianteira do veículo estão uma série de sistemas desenvolvidos pela empresa Boonray, que permitem que ele opere de forma totalmente autônoma. A montadora informa que todos os sistemas críticos e de segurança operam com redundância. Ou seja, cada sistema do tipo tem um outro igual, operando junto. Se o primeiro falhar, o segundo assume até que possa ser feita a manutenção adequada.
A imprensa chinesa diz que esse é o primeiro caminhão de mineração do país que remove completamente a cabine e o posto do motorista, funcionando por um sistema eletrônico inteligente.
Com o uso do sistema, além de ganhos operacionais, a montadora diz que o caminhão opera de forma mais segura e reduz significativamente as emissões de poluentes na atmosfera, por ser totalmente elétrico. (Blog do Caminhoneiro)