Buser entra no segmento de fretamento corporativo prometendo custo até 40% menor que a concorrência

IPNews

 

A startup Buser lança o Buser Fretado, serviço que funcionará no formato de fretamento contínuo – modelo em que são transportados passageiros em grupos fechados, geralmente de uma mesma empresa. Com atuação nacional e a possibilidade de chegar a preços até 40% mais baratos que a concorrência, a expectativa é que o segmento possa representar 20% da receita atual da plataforma até o próximo ano.

 

O serviço funciona como uma gestora de mobilidade para as empresas-clientes, onde qualquer demanda referente ao transporte dos colaboradores poderá ser solicitada à plataforma, sem a necessidade de contato direto com os operadores de transporte. O principal objetivo é eliminar “dores de cabeça” e dificuldades que os gestores costumam ter com o transporte de seus colaboradores. A Buser será responsável por todo o trabalho de gerenciamento de viagens para as empresas que precisam oferecer transporte diário aos funcionários, incluindo desde a otimização das rotas até o acompanhamento diário da operação. Tudo será com a Buser.

 

Entre os diferenciais do Buser Fretado está a utilização de ônibus equipados com o “kit-segurança”, que inclui um sistema de câmeras com sensor anticolisão e câmera de fadiga, que ajuda a identificar a proximidade de veículos à frente e o desvio do veículo na pista, e permite captar todos os movimentos de risco e desatenção que o motorista possa fazer, com o objetivo de prevenir acidentes, e a telemetria, tecnologia que faz a medição de dados de forma remota, permitindo limitar a velocidade do ônibus em até 90 Km/h. Isso sem contar no acompanhamento da viagem pela central de controle da Buser, que funciona 24 horas por dia e pode atuar em casos de atrasos, trânsito, entre outros imprevistos.

 

Segundo a Buser, o serviço oferece ainda uma série de outras vantagens para as empresas-clientes, como gerente exclusivo para um atendimento diferenciado da conta, veículos equipados com wi-fi e tomadas USB, a flexibilidade na hora de adicionar ou remover passageiros e aumentar ou diminuir o número de linhas, caso, por exemplo, haja um evento fora do horário habitual. Os gestores das empresas-clientes contam também com um painel de controle trazendo os itinerários, localização dos ônibus em tempo real, previsão de chegada e identificação de quais funcionários estão embarcados, além de relatórios de frequência de utilização e nível de ociosidade por rota.

 

Para os funcionários que tiverem acesso ao serviço como usuários, há desde a opção de acompanhar os trajetos pelo aplicativo, localização dos veículos em tempo real até o atendimento 24 horas, resultando em uma melhor experiência de viagem. Também é oferecido um SAC direto com a Buser para que os usuários enviem sugestões de melhorias ou tirem dúvidas.

 

Transporte para funcionários da Mobly

 

A Buser fechou contrato com a Mobly, gigante de móveis e decoração, para oferecer o novo serviço. Desde o final do ano passado, a empresa tem usado os serviços do Buser Fretamento, em parceria com a empresa de transporte de passageiros Transvale Turismo, para transportar mais de 250 funcionários a partir dos centros de distribuição localizados nas cidades de Extrema (MG) e Cajamar (SP), fazendo mais de 600 viagens por mês.

 

Fundada em 2011, a Mobly atua no ramo de intermediação, importação, exportação e comércio varejista de móveis e artigos domésticos em geral – um mercado que explodiu na pandemia. Listada na na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) desde 2018, a empresa conta com mais de 200 mil artigos à venda em seu e-commerce e uma receita de R$ 461 milhões nos nove meses de 2022. A parceria com a Buser chega em um momento financeiro oportuno, em que o foco da empresa tem sido o de preservar o consumo de caixa e manter uma rede de parceiros que tragam inteligência e estratégia ao negócio.

 

Graças ao contrato com a Buser, que teve início em setembro de 2022, a Mobly tem conseguido economizar cerca de 25% com o transporte dos funcionários para esses dois centros de distribuição, que, juntos, movimentam mais de R$ 46 milhões por mês. Livia também destaca o sistema de acompanhamento das viagens, que permite visualizar os itinerários, localização dos ônibus em tempo real e previsão de chegada.

 

Aposta em diversificação

 

Essa não é a primeira vez que a Buser desbrava outros serviços além do fretamento colaborativo. Desde 2021 que a startup vem experimentando negócios fora de seu “core business”, a exemplo do Buser Marketplace, serviço de revenda de passagens em parceria com empresas de linha, que atuam em rodoviária, e Buser Encomendas, de transporte de cargas nos bagageiros do ônibus.

 

No caso do marketplace, o serviço já é responsável por 15% de todo o volume de viajantes transportados mensalmente pela plataforma. O modelo também responde por 15% de todas as vendas da Buser, sendo que a receita com a revenda de passagens aumentou 250% em 2022. (IPNews)