Transporte rodoviário atinge patamar pré-pandemia

Frota & Cia

 

Segundo levantamento do Sindicato de Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de São Paulo (SETPESP), os meses de janeiro e fevereiro de 2023 registraram crescimento no volume de passageiros transportados pelas empresas regulares associadas nas rodovias do Estado, com aumento de 20,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Na mesma base de comparação de 2019, época pré-pandemia, foi atingido quase 100% do volume.

 

De acordo com Antonio Laskos, diretor executivo do SETPESP, a preferência por destinos mais próximos, embarque e desembarque em terminais rodoviários nos centros das cidades, e a comodidade na viagem de ônibus contribuíram para o aumento da demanda.

 

“Passagens a preços mais acessíveis, facilidade na compra – seja na rodoviária ou em plataformas de vendas on-line -, extensa grade de horários e o transporte gratuito de bagagens são fatores que contribuem na decisão do viajante em optar pelo ônibus. Além disso”, afirma.

 

Carnaval positivo

 

Durante o período do Carnaval deste ano, especificamente, o aumento no volume de passageiros foi de 22% em relação a 2022, superando as expectativas. Circularam pelos terminais rodoviários do Jabaquara, Tietê e Barra Funda mais de 680 mil passageiros com destino a cidades turísticas do interior com parques temáticos, Vale do Paraíba, Região Serrana e litoral paulista.

 

“A capilaridade no transporte terrestre paulista é enorme. Muitas regiões têm alta procura, desde viagens curtas de 100km a partir da capital, como Campinas, por exemplo, até viagens mais longas, acima de 500km para o interior do Estado. Em função da ótima malha rodoviária e as boas condições das estradas, as viagens rodoviárias são extremamente seguras e confortáveis nas empresas regulares”, comenta Laskos.

 

Perfil do viajante

 

Nas 55 empresas associadas ao SETPESP notou-se aumento expressivo de passageiros em viagens a trabalho, principalmente do interior à capital, possivelmente resultado do modelo híbrido de jornada profissional nas empresas.

 

Outro público frequente são famílias que costumam ir a cidades com parques temáticos. Também há jovens ou aqueles que vão a festivais de música que querem continuar conectados a bordo. “Bons exemplos são o Lollapalooza, que acontecerá no final de março, e o The Town, marcado para setembro, que devem trazer milhares de pessoas de outras cidades paulistas às rodoviárias da capital”, estima o diretor executivo. (Frota & Cia/Victor Fagarassi)