Caoa apresenta Kona elétrico e híbrido, New Tucson e mais

O Estado de S. Paulo 

 

Depois de passar 2022 sem apresentar novidades na linha de importados da Hyundai, o grupo Caoa anuncia um pacotão com cinco lançamentos para 2023. O principal deles é o crossover compacto Kona, que estreou em 2017 na Coreia do Sul. O modelo já está no País e terá pré-venda em breve nas versões híbrida (HEV) e elétrica (EV). Assim, será o primeiro carro a baterias da marca à venda no Brasil. As entregas começam no meio do ano.

 

Por ora, a Caoa mantém mistério em relação aos preços. Nos Estados Unidos, o Hyundai Kona em versão a combustão (com motor 2.0 a gasolina de 149 cv) parte de US$ 22.140, o equivalente a R$ 113,6 mil na conversão direta e sem taxas. Entretanto, a opção híbrida não está disponível por lá. No Reino Unido, o Kona Hybrid parte de £ 26.315, o equivalente a R$ 161 mil. Ou seja, o crossover deverá partir acima da faixa de R$ 200 mil.

 

Já o Kona EV será mais caro. Nos EUA, a versão 100% elétrica parte de US$ 33.550 (cerca de R$ 161 mil) e alcança US$ 41.550 (R$ 254 mil) na configuração topo de linha Limited. Isso nos leva a crer que o SUV terá preço na casa dos R$ 300 mil quando desembarcar no Brasil. Dessa forma, vai custar próximo de outros carros elétricos à venda no País, como Chevrolet Bolt e Nissan Leaf. Porém, em tamanho, equivale ao Peugeot e-2008, que custa R$ 259.990.

 

Quase 20 KM/L

 

Um dos destaques do crossover será o baixo consumo de combustível. Segundo a Caoa, o Kona Hybrid tem Nota A no Inmetro e consumo médio de 17,4 km/l na estrada e de até 19,6 km/l na cidade com gasolina. Os números são do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBVE). Ou seja, será mais econômico que o Toyota Corolla Cross híbrido flex, com médias de 14,7 km/l e de 17,8 km/l, na mesma ordem.

 

Nesta versão, o Kona combina motores elétrico e a gasolina. O 1.6 GDI de injeção direta desenvolve 105 cv de potência e torque de 15 mkgf, enquanto o elétrico gera 43,5 cv e 17,3 mkgf. Assim, o conjunto entrega um total de 141 cv e 27 mkgf de torque máximo com o câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas, e uma bateria de íons de lítio.

 

Já o Kona EV utiliza um motor elétrico dianteiro que desenvolve 136 cv de potência e fortes 40,3 mkgf de torque máximo. O conjunto incluí um pacote de baterias com capacidade de 39,2 kWh, o que, segundo o Inmetro, fornece autonomia de 252 km. Por dentro, a versão elétrica é moderna e traz itens como freio de estacionamento por botão e bancos dianteiros com ajustes elétricos, ventilação e aquecimento. O multimídia é o mesmo do Creta, com tela de 10,25”.

 

New Tucson e HR

 

O SUV médio New Tucson está de volta ao mercado brasileiro após ter a produção interrompida em 2022. A Caoa, que é responsável pela montagem e comercialização do modelo no País, precisou fazer ajustes para cumprir os novos limites de emissões do Proconve L7, em vigor desde o ano passado. Assim, o SUV retorna à linha de produção na fábrica de Anápolis (GO), mas com a reestilização feita em 2019 em outros mercados, como os EUA. Já o caminhão urbano HR volta com uma inédita versão 4WD.

 

Palisade só em 2024

 

A Caoa mostrou o SUV Palisade pela primeira vez no Brasil. O modelo estreou em 2020 e veio substituir o Santa Fe em alguns mercados. Com 7 lugares, tem 4,98 m de comprimento e 2,90 m de entre-eixos. O motor é um 3.8 V6 de 295 cv e 36,1 mkgf. Em 2025, terá opção híbrida. (O Estado de S. Paulo/Diogo de Oliveira)