Blog do Caminhoneiro
Os caminhões Scania com motores V8 detiveram a coroa de mais potentes do mundo por bastante tempo. A linha atual é composta por versões de 530, 590, 660 e 770 cavalos de potência, sendo a versão mais potente a substituta do 730, que havia sido lançado em 2010.
Essa versão de 730 cavalos conta com um torque de 3.500 Nm, e o motor tem arquitetura V8, com 16 litros de cilindrada.
Mas, para muitos transportadores, essa potência ainda é pouca. Por isso, é comum a atualização dos softwares do motor para se obter mais cavalos e mais torque.
A empresa Norman Lichy, da Alemanha, é especializada na reprogramação de caminhões, e anunciou nessa semana a venda de um pacote brutal para um Scania S730.
De acordo com a empresa, o proprietário precisava de mais potência e torque, para aumentar a velocidade média das viagens, que sempre são feitas com o peso máximo permitido.
Com isso, os 730 cavalos com torque de 3.500 Nm subiram para 1.005 cv e 4.100 Nm, conferidos em dinamômetro.
Com um sistema simples, o motorista poderá usar três faixas de potência, evitando desperdiçar combustível. Ele poderá rodar com o caminhão com a potência original, com um upgrade para 840 cavalos ou com a potência máxima, de 1.005 cv.
A empresa diz que a mudança de software é feita respeitando uma série de limitações de segurança, evitando problemas como a quebra de componentes, o que garante a durabilidade das peças semelhante à do caminhão original.
Não fica claro se o proprietário do caminhão terá que fazer algum tipo de inspeção ou vistoria no caminhão para poder rodar, mas se precisar, vai chegar bem mais rápido, com os quase 300 cavalos extras. (Blog do Caminhoneiro)