Coisas de Agora
A General Motors inaugurou um Jardim Filtrante na Escola Municipal Professor Júlio Machado da Luz, em Joinville (SC). Resultado da parceria entre a GM, Rotary Club Manchester e Rahmeier Engenharia, o Jardim instalado filtra 4.490 litros de água por dia. A ação dá continuidade às iniciativas sustentáveis da GM na comunidade, uma vez que em 2016 a companhia já instalou um sistema fotovoltaico para geração de energia na mesma escola.
O apoio e incentivo da GM às iniciativas sustentáveis na escola modelo de Joinville acompanha a visão de futuro sustentável da companhia, que prevê um mundo com zero acidente, zero emissão e zero congestionamento, a partir da eletrificação da mobilidade. Alinhado a essa visão, o Jardim Filtrante entregue à escola é um método de tratamento de esgoto altamente sustentável e é constituído por uma vegetação plantada em uma camada de areia que permite a proliferação de colônias de bactérias que removem a matéria orgânica presente no esgoto. As raízes dessas plantas têm grande capacidade filtradora, despoluidora e eliminam micro-organismos maléficos.
Para Fabio Rua, vice-presidente de Relações Governamentais, Comunicação e ESG da GM, o compromisso da companhia com a sustentabilidade vai além de seus produtos e operações, englobando também a proteção ao meio ambiente e o trabalho junto às comunidades nas quais a empresa está inserida. “A GM acredita que, como empresa que atua no Brasil, tem também responsabilidade no desenvolvimento sustentável das comunidades onde atua, como a cidade de Joinville”.
Com o Jardim Filtrante, incentivamos o uso de tecnologias mais limpas e contribuímos com a conscientização ambiental dos alunos, corpo docente e funcionários que utilizam as dependências da escola”, completa Fabio Rua.
A fábrica de Joinville é reconhecida por seus processos pioneiros de conservação ambiental e eficiência energética e é uma das fábricas mais sustentáveis e modernas da GM em todo o mundo. A utilização de módulos fotovoltaicos, uso racional e eficiente da água e da energia elétrica, tratamento de água por osmose reversa, e tratamento de esgotos por meio de jardins filtrantes integram alguns dos processos relacionados à sustentabilidade na unidade fabril. Os jardins filtrantes ocupam uma área de 650 m² do total dos 3.500 m² ocupados pelo sistema de tratamento de efluentes e geram uma expressiva economia de energia elétrica, deixando de gerar 3,6 toneladas de CO2 por ano.
A fábrica já recebeu diversos prêmios de ESG do estado de Santa Catarina e da própria GM globalmente, sendo um deles relacionado à diversidade de gênero na planta, uma vez que 42% dos colaboradores são mulheres em diferentes cargos e setores – apenas na linha de montagem, por exemplo, elas representam 60% do quadro total. No pilar ambiental, a fábrica estabeleceu processos sustentáveis exemplares e é Zero Aterro, o que significa que nenhum resíduo é enviado para aterro sanitário e tudo é reciclado, reaproveitado ou coprocessado. A fábrica de Joinville também foi a primeira na indústria automotiva na América do Sul a receber a mais conceituada certificação internacional de construção sustentável, o LEED – Leadership in Energy and Environmental Design – na categoria Gold. (Coisas de Agora)