Citroën ë-Jumpy conquista empresas e autônomos com mobilidade sem emissões

Portal da Autopeças

 

Os veículos elétricos vêm se tornando uma tendência e uma opção, tanto para ser modelo de uso diário quanto para a realização de atividades profissionais. Ao encontro desse cenário promissor, a Citroën celebrou, no mês de fevereiro, números bastante expressivos no mercado de VULs (Veículos Utilitários Leves), sobretudo com o ë-Jumpy. Com uma autonomia de até 289 km (padrão Inmetro), o utilitário elétrico pode ser conduzido por pessoas habilitadas com CNH de categoria B e segue conquistando o mercado com sua versatilidade.

 

Em fevereiro, em contraste com a queda registrada no segmento em relação a janeiro, a Citroën cresceu 56% neste mercado. Parte desse resultado deve ser creditado para o ë-Jumpy, que emplacou mais de 70 unidades no período. Com isso, a marca fechou o mês com participação de 7% na categoria.

 

Nos números totais, comparando com o mesmo período de 2022 a Citroën também foi na direção oposta: enquanto a indústria registrou uma queda de 2,6%, a Citroën cresceu 1,7% em relação a fevereiro de 2022.

 

Elétrico e inovador

 

Desenvolvido na plataforma modular CMP, o ë-Jumpy é equipado com um conjunto de baterias de íon-lítio de 75 kWh, garantindo um alcance de até 289 km (Inmetro)/330 km (WLTP). Seu motor com 26,5 kgfm de torque disponíveis de forma quase imediata dão ao ë-Jumpy vigor constante no ambiente urbano, ampliando ainda sua versatilidade, que se destaca também pelo compartimento de carga com 6,1 m³ de volume, 1 tonelada de capacidade e acesso por portas traseiras ou corrediça lateral.

 

Um pacote completo de itens de segurança garante a proteção de todos, indo do controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa até o detector de fadiga, que alerta, se necessário, o motorista para fazer uma pausa durante sua jornada de trabalho. O controlador de velocidade com limitador protege também seu bolso: basta acioná-lo para evitar tomar multas indesejadas.

 

O sistema de recarga rápida de até 100 kW do ë-Jumpy permite que o utilitário alcance os 80% de capacidade da bateria em até 45 minutos, e usa os conectores Type 2 e CCS2, os mais comuns na crescente infraestrutura instalada no país.

 

Considerado o primeiro passo da Citroën rumo à eletrificação no Brasil e na América do Sul, o ë-Jumpy chegou ao Brasil em 2021 e no mesmo ano conquistou dois reconhecimentos: o de destaque como “Utilitário do Ano 2021”, na 28ª cerimônia organizada pela revista automotiva L’argus, na França, e o título “International Van of the Year 2021”, conferido por um júri composto por 25 jornalistas internacionais. (Portal da Autopeças)