Jornal do Carro
É quase instintivo pensar na duração das baterias enquanto se dirige um carro elétrico. É uma questão crucial de abastecimento, e ainda não temos no Brasil uma grande rede de eletropostos. Se você não tem um carregador de parede em casa, o carro elétrico é inviável. Mas alguns modelos já oferecem autonomia robusta das baterias. É o caso do BYD Yuan Plus, que tem alcance de 458 km.
O Jornal do Carro avaliou o SUV elétrico chinês que chegou ao País em dezembro de 2022, logo após a BYD iniciar a pré-venda. Disponível em versão única, o modelo vem repleto de tecnologias e com tabela de R$ 269.990. Por esse valor, tem itens como teto solar panorâmico, chave presencial, iluminação Full-LED e vários assistentes semiautônomos, como ACC, frenagem automática e permanência em faixa, que corrige o volante.
O Yuan Plus custa R$ 20.300 a mais que um Jeep Compass Trailhawk 2.0 turbodiesel de 170 cv (R$ 249.690). Entre os elétricos, custa R$ 10 mil mais que o Peugeot e-2008 (R$ 259.990) e R$ 20 mil acima do JAC e-JS4 (R$ 239.990). E tem mais autonomia que o Volvo XC40 (R$ 329.950).
400 KM sem recarregar
Um detalhe curioso é que o Yuan Plus traz o conjunto elétrico no cofre dianteiro, tal como um SUV com motor flexível. Porém, o chinês não tem escape nem emite poluição. O seu motor elétrico gera 204 cv de potência e um torque máximo e imediato de 31,6 mkgf. Com ele, segundo a BYD, acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos.
Para comparação, o Compass a diesel faz a mesma tomada em 10,7 s. Entre os elétricos, o desempenho é como no Chevrolet Bolt (R$ 329.000), que tem 203 cv e 36,7 mkgf, e faz 0-100 km/h em iguais 7,3 s.
Entretanto, o ponto alto é o desempenho das baterias Blade. O componente tem células fininhas de lítio-ferro-fosfato (LFP) que lembram lâminas. O pacote de 60,5 kWh sob o assoalho fornece energia para 458 km com a carga completa, conforme a BYD. Talvez não pareça tanto, afinal, o Compass supera 800 km com o tanque cheio de diesel na estrada.
Mas para um SUV elétrico de 1.700 kg, o Yuan Plus é referência. Por exemplo, o JAC eJS4 roda 420 km no ciclo chinês. O XC40 também. Já o Bolt chega a 416 km com a carga completa, enquanto o Peugeot e-2008 vai a 345 km com as baterias cheias (padrão WLTP).
Conferimos na prática a duração das baterias. Recebemos o Yuan Plus recarregado com 99% da carga. O quadro de instrumentos indicava energia para 453 km. E quase chegamos lá. Foram cerca de 400 km percorridos em cinco dias até voltarmos à sede do Estadão e plugar o SUV no carregador. E ainda havia carga para 88 km.
No Programa de Etiquetagem Veicular (PBVE) do Inmetro, o consumo do Yuan Plus é extraordinário: são 39,8 km/l (cidade) e 33,1 km/l (estrada).
Diferentão
Com 4,45 metros de comprimento, 1,87 m de largura e 2,72 m de entre-eixos, o Yuan Plus é um pouco maior que o Compass. Por fora, o visual é elegante e lembra os demais modelos da BYD. O estilo é inspirado nos dragões e forma até o bigode de carpa com os LEDs diurnos. Nas laterais, pneus Batman — sim, o SUV vem de fábrica com pneus Atlas Batman 215/55 R18. Já por dentro, o Yuan Plus é distinto. Tudo nele é diferente, desde os puxadores de portas até o painel ondulado que lembra o mar e a areia da praia, com materiais macios. O multimídia tem uma tela giratória de 12,8”. E as saídas de ventilação lembram porta-CDs dos anos 1990. Aliás, as portas dianteiras trazem cordas decorativas que lembram uma guitarra e emitem som de verdade! (Jornal do Carro/Diogo de Oliveira)