AutoIndústria
Como deixa claro a Fenabrave em seu relatório dos emplacamentos mensais, a participação das vendas diretas pode crescer em função da redução das transações no varejo, “que são mais suscetíveis às oscilações do mercado”. É exatamente o que acontece neste início de ano, marcado por dificuldades de obtenção de crédito e juros altos, fatores que vêm afastando o consumidor comum das lojas.
A fatia das vendas diretas chega a 43,92% no acumulado do primeiro bimestre, quase 3 pontos porcentuais a mais do que há um ano, quando o índice estava em 40,99%. A modalidade inclui não só os grandes frotistas e as locadoras, mas também os negócios feitos por taxistas, produtores rurais e PCD (Pessoas com Deficiência), que envolvem vantagens fiscais e, em consequência, a emissão de nota fiscal com o CNPJ da montadora.
Para os concessionários, as transações no varejo, em geral, garantem margem maior de venda e, portanto, são mais vantajosas. Daí a importância do ranking separado entre os negócios diretos e os realizados junto ao consumidor comum. No ranking das dez marcas mais vendidas no varejo no primeiro bimestre de 2023, Fiat e General Motors repetem as posições de líder e vice-líder que detêm este ano na lista geral, mas a Toyota aparece em terceiro lugar, superando a Volkswagen.
A participação das quatro marcas no varejo, pela ordem, é de 17,7%, 16%, 13,4% e 13,2%. Na sequência vêm Hyundai (10,74%), Renault (5,17%), Honda (5,05%), Nissan (3,94%) e Jeep (3,61%) e outras (11,20%). Também no varejo, a Toyota tem o Corolla Cross no quarto lugar entre os automóveis mais vendidos, com 5.232 emplacamentos no bimestre, e a picape Hilux é a segunda no ranking dos comerciais leves, perdendo apenas para a líder do mercado em geral, a Fiat Strada.
No que tange às vendas diretas, as cinco marcas mais vendidas são Fiat (27,71% de participação), GM (17,16%), VW (16,16%), Jeep (11,38%) e Renault (6,72%). A Toyota aparece na sexta posição, com fatia de 5,46%, seguida da Hyundai (4,70%), Nissan (2,56%) e Peugeot (2,20%). (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)