Truck & Bus Builder América do Sul
No Chile, as vendas de caminhões no mês de fevereiro mantiveram a tendência de baixa que tem ocorrido nos últimos meses. Segundo dados da Anac (Associação Nacional Automotriz do Chile), foram 904 veículos, com redução de 21,7%, em relação às 1.155 unidades vendidas em fevereiro de 2022, e de 25,3%% em comparação com as 1.211 comercializadas em janeiro deste ano.
Por outro lado, o mercado de ônibus continuou a manter ritmo forte, especialmente com o programa de renovação da frota do sistema Red Movilidad, principal serviço de mobilidade da capital do país e considerado modelo de referência em transporte de passageiros. Em função desse programa o segmento de transporte de passageiros registrou em fevereiro alta de 406,5%, com 417 unidades, em comparação as 93 unidades do mesmo mês do ano passado.
No acumulado do ano, o segmento de caminhões alcançou a venda de 2.115 unidades, com queda de 17,6% em relação às 2.566 unidades do primeiro bimestre de 2022. E o segmento de ônibus registrou alta de 239,4%, com 807 unidades sobre os 236 veículos do mesmo período do ano anterior.
A ANAC considerou que a recessão do mercado afetou o desempenho de quase todos os segmentos da atividade automobilística e que tradicionalmente o os meses do início do ano são impactados pelos efeitos provocados pelas paralisações de final do ano e despesas com matrículas em escolas, acrescidas com a compra de materiais de estudo.
A ANAC também ponderou que recentes resultados apresentados pela economia do país e a evolução de diferentes setores produtivos mostraram um início de ano melhor que o esperado, demostrando que a economia chilena tem apresentado maior resiliência e muita capacidade de superar as dificuldades naturais do mercado. Com esse comportamento, os diretores da ANAC estimam que o setor deverá iniciar os primeiros sinais de recuperação nos próximos meses ajudando a impulsionar o desempenho da indústria.
Entre as marcas de caminhões, a Mercedes-Benz manteve, no mês de fevereiro, sua liderança no mercado total, com 185 unidades comercializadas, seguida pela Scania, com 90 unidades, e pela Chevrolet, com 88 unidades. No acumulado dos dois meses, a Mercedes-Benz segue na frente, com 378 unidades, seguida pela Scania, com 282, e pela Volvo, com 285 unidades.
Em ônibus, o mercado chileno começou o ano de 2022 com a grande surpresa do amplo domínio da Foton, superando empresas tradicionais e de prestígio no mercado, entre as quais, Mercedes-Benz, Volvo, Scania e Hino, em janeiro, fevereiro e no acumulado do período. Em fevereiro, foram 347 unidades da Foton, contra 16 veículos da Scania e 15 da Mercedes-Benz. No acumulado, a Foton vende 568 ônibus, contra 42 unidades da Mercedes-Benz e 34 da Scania.
Vendas – Caminhões
Segmento leve
Marcas
1 – JAC / 43
2 – Hino / 41
3 – Fuso / 27
4 – Chevrolet e Foton / 25
5 – JMC / 10
Segmento médio
1 – Chevrolet / 108
2 – Hino / 89
3 – Fuso / 85
4 – Mercedes-Benz / 32
5 – VW e Hyundai / 29
Segmento pesado
1 – Mercedes-Benz / 339
2 – Scania / 282
3 – Volvo / 255
4 – Volkswagen / 117
5 – Renault / 67
Vendas totais
1 – Mercedes-Benz / 378
2 – Scania / 282
3 – Volvo / 255
4 – Hino / 160
5 – Chevrolet / 156
6 -Volkswagen / 154
7 – Fuso / 120
8 – JAC / 96
9 – Foton / 92
10 – Renault / 67
Vendas de ônibus
1 – Foton / 347
2 – Scania / 16
3 – Mercedes-Benz / 15
4 – Fuso / 13
5 – Hyundai e Volvo / 4
Vendas acumuladas
1 – Foton / 568
2 – Mercedes-Benz / 42
3 – Scania / 34
4 – Fuso / 21
5 – Volvo / 17
6 – Hyundai / 9
7- King Long / 8
8 – Yutong / 4
9 – Volkswagen / 3
10 – Sunlong / 3
(Truck & Bus Builder América do Sul)