AutoIndústria
Apesar da reação de alguns veículos das concorrentes nos últimos meses, a Fiat segue inabalável na ponta do mercado brasileiro. Assim como nos dois últimos anos, a marca de maior popularidade da Stellantis liderou as vendas no primeiro bimestre de 2023.
Com 55,2 mil licenciamentos, a Fiat deteve 21,9% do total de automóveis e comerciais leves negociados no País e com boa vantagem para a segunda colocada General Motors, que contabilizou 40,8 mil emplacamentos. A terceira marca mais vendida, a Volkswagen, somou 35,3 mil veículos e 14% de participação.
Em fevereiro, mais uma vez, a Fiat deu mostras de que tem muito fôlego para sustentar a ponta das vendas ao longo deste ano, sobretudo com ajuda da Strada. Deteve 22,1% do mercado em fevereiro. Com 6,8 mil emplacamentos, a picape novamente foi o veículo mais negociado do Brasil e respondeu por quase um quarto dos 26,6 mil licenciamentos da marca.
O ranking fevereiro repetiu GM e Volkswagen na segunda e terceira colocações, com, respectivamente, 18,2 mil (15,2%) e 15,2 mil unidades (12,6%). A Toyota teve bom desempenho e alcançou fatia de 10,3% (12,3 mil).
Chama a atenção entre as maras líderes, o fraco desempenho da Hyundai em fevereiro, apenas a sexta colocada. Com somente 7,2% (8,7 mil) dos emplacamentos de automóveis e comerciais leves, a montadora coreana foi ultrapassada pela Jeep, que emplacou 9 mil unidades, equivalentes a 7,5% do total.
Contabilizados os negócios acumulados nos dois primeiros meses, a Hyundai (20,2 mil) também acusa perda de participação. É ainda a quinta marca mais negociada, mas com somente 8% dos licenciamentos contra 9,9% da quarta colocada Toyota, que vendeu 24,8 mil veículos.
Em 2022, Toyota e Hyundai também disputaram unidade a unidade a quarta colocação e a marca japonesa ficou à frente da concorrente por mero 0,2 ponto porcentual ou somente 3,5 mil veículos, menos até do que a diferença estabelecida no primeiro bimestre de 4,5 mil.
Como montadora, vale destacar o desempenho da Stellantis mais uma vez em 2023. Somadas as vendas de suas cinco marcas – Fiat, Jeep, Citroën, Peugeot e RAM -, o grupo colocou nas ruas em fevereiro 39,7 mil veículos, exatos 33% das 120,4 mil unidades registradas no mercado interno. No bimestre, a Stellantis alcançou 81 mil licenciamentos, 32,2%. (AutoIndústria/George Guimarães)