Motor Show
Há exatos dez anos, a fábrica da General Motors em Joinville (SC) foi inaugurada. O local já produziu mais de 1,6 milhão de motores.
Além de produzir propulsores para a nova Chevrolet Montana (veja o teste aqui), a fábrica também é responsável pelas unidades para o Onix, Onix Plus e Tracker.
Atualmente, para atender ao aumento do volume de produção, motivado pela demanda de exportação para a Argentina e pelo lançamento da picape médio-compacta da Chevrolet, a fábrica passou a operar em três turnos em novembro de 2022.
“Nos orgulhamos muito do que construímos nesses 10 anos e a expectativa é ampliar as operações e utilizar o máximo da capacidade de produção, sempre com a sustentabilidade em vista, apoiando a visão global da empresa de zero acidente, zero emissão e zero congestionamento”, afirma Marcelo Ataíde, diretor da fábrica da GM em Joinville, em nota à imprensa.
Entre outros destaques, a planta recebeu prêmios de ESG do Estado de Santa Catarina e da própria GM globalmente, sendo um deles relacionado à diversidade de gênero na planta – 42% dos colaboradores são mulheres, apenas na linha de montagem, por exemplo, elas representam 60% do quadro total.
“No pilar ambiental, a fábrica estabeleceu processos sustentáveis exemplares e é Zero Aterro, o que significa que nenhum resíduo é enviado para aterro sanitário e tudo é reciclado, reaproveitado ou coprocessado”, diz a companhia. (Motor Show/Mauro Balhessa)