Portal Terra
Segundo o site Motor 1, a Toyota trabalha num Corolla Cross maior para fazer um ataque direto ao Jeep Commander. O desenvolvimento do modelo está sendo feito na Índia, onde a Toyota enfrenta o Jeep Compass com SUV Hyryder (nome do Corolla Cross naquele mercado).
Atualmente, as montadoras desenvolvem modelos globais, que podem ser vendidos em vários países. Por isso, um Corolla Cross maior tem possibilidades de ser fabricado no Brasil. O modelo alongado será um SUV de 7 lugares (como o Jeep Commander) e será posicionado abaixo do Toyota SW4.
Para ganhar uma terceira fileira de bancos, o Toyota Corolla Cross terá de crescer no comprimento e no entre-eixos. Isso não será um problema, pois a plataforma TNGA, da Toyota, permite essa flexibilidade.
O Jeep Commander tem 4,679 m de comprimento e 2,794 m de entre-eixos. Portanto, considerando suas medidas atuais (4,460 m e 2,640 m), o Corolla Cross de 7 lugares deverá crescer 30,9 cm no comprimento e 15,4 cm na distância entre-eixos, para empatar com o SUV da Jeep.
Para os motores, segundo o Motor 1, a Toyota trabalha em versões híbridas, além da tradicional propulsão a combustão interna. Isso talvez seja um problema para a Toyota do Brasil, pois a potência atual do Corolla Cross de 5 lugares (122 cv) parece insuficiente para um carro mais pesado. O Jeep Commander tem 185 cv.
Existe, claro, uma disputa por dinheiro aqui. Em 2022, a Toyota faturou em média R$ 204.072 por carro vendido no Brasil, enquanto a Jeep faturou R$ 193.681. Elas ficaram em terceiro e quarto lugar, respectivamente, no faturamento médio das 14 marcas mais populares.
Com um carro maior, a Toyota vai aumentar sua lucratividade. Quanto ao design, é possível que o Corolla Cross de 7 lugares tenha um visual próprio, que o diferencie do atual Corolla Cross. Mas o nome pode permanecer, pois é muito forte no mercado. (Portal Terra/Sergio Quintanilha)