CDP confirma que Pirelli é uma das líderes na luta contra as mudanças climáticas

Coisas de Agora

 

Pela quinta vez consecutiva, a Pirelli & C. SpA foi confirmada como líder global na luta contra as mudanças climáticas, obtendo uma posição na lista Climate A 2022 da CDP, uma organização sem fins lucrativos internacional que reúne, dissemina e promove informações sobre questões ambientais.

 

A classificação “A”, atribuída à Pirelli ao final do processo de análise, é a nota mais alta e foi concedida a apenas 294 empresas das mais de 18.700 participantes, avaliadas com base na eficácia das ações implementadas para reduzir emissões e riscos climáticos e desenvolver uma economia de baixas emissões de carbono, bem como na completude e transparência das informações fornecidas e na adoção de melhores práticas associadas ao impacto ambiental.

 

O reconhecimento pela CDP confirma o compromisso constante da Pirelli na área de sustentabilidade ambiental, onde a empresa formalizou seu compromisso de Net Zero (reduções de emissão de CO²) com a Iniciativa de Metas Baseadas na Ciência (SBTi, na sigla em inglês), que recentemente validou as novas metas da empresa para a redução das emissões de gases de efeito estufa, de acordo com a manutenção do aquecimento climático “dentro de 1,5°C”, após a realização dos objetivos anteriores de escopo 1 e 2 quatro anos antes do prazo. Há alguns anos, a Pirelli tem o objetivo de “neutralidade de carbono” até 2030, tanto para energia elétrica quanto térmica, apoiada pela meta de fornecimento de energia de 100% de fontes renováveis de eletricidade a nível global até 2025. Além disso, há o compromisso constante em pesquisa e desenvolvimento para materiais inovadores e renováveis e a redução das emissões provenientes da cadeia de suprimentos.

 

“Ser reconhecido como líder na luta contra as mudanças climáticas pela CDP é uma fonte de satisfação para toda a Pirelli e é prova da natureza concreta de nossas ações em favor da sustentabilidade ambiental. É um resultado importante que incentiva a Pirelli a estabelecer sempre metas mais desafiadoras para a proteção do meio ambiente”, afirma Marco Tronchetti Provera, Vice-Presidente Executivo e CEO da Pirelli.

 

O CDP, cujo objetivo é orientar empresas e governos a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa, salvaguardar os recursos hídricos e proteger as florestas, coleta dados sobre impactos, riscos e oportunidades ambientais para avaliação independente da metodologia pela qual a pontuação é calculada. A pedido de mais de 680 investidores com mais de 130 bilhões de dólares em ativos e mais de 280 grandes compradores com um poder de compra de 6,4 bilhões de dólares, estes dados, em 2022, foram comunicados através da plataforma CDP pelo número recorde de mais de 18.700 empresas. (Coisas de Agora)